Logo Prefeitura de Salvador

Profissionais da Saúde participam de curso de atualização em odontologia

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Foufba) promove um curso de atualização em odontologia, destinado ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. O projeto, desenvolvido por meio da Coordenação de Saúde Bucal, integra o programa de ações e serviços de saúde do município voltado ao cuidado qualificado e humanizado das pessoas com deficiência. 

A capacitação aborda temáticas voltadas ao manejo e cuidado odontológico, alinhado às necessidades especiais destes pacientes. Os 25 cirurgiões-dentistas e 25 auxiliares de saúde bucal da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) participam até o mês de dezembro da qualificação. 

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Dentista (3 de outubro), o secretário da pasta, Decio Martins, reforça a importância de promover um tratamento preventivo e inclusivo na rede municipal de saúde. “O nosso objetivo é garantir o acesso universal aos serviços odontológicos, permitindo que todas as pessoas sejam atendidas com humanização, qualidade e eficiência”. 

Rede de atendimento – O município dispõe de 401 equipes distribuídas em 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem atendimento odontológico em Salvador. Para ter acesso ao serviço básico, o paciente deve procurar uma UBS ou USF próxima à residência e solicitar o agendamento com um cirurgião-dentista. 

Os usuários que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), onde serão ofertados o tratamento bucal de média complexidade ambulatorial como periodontia, cirurgia oral menor, canal e prótese. 

O município conta ainda com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique, que funciona 24 horas, para atender os casos de urgência, além de dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Pronto atendimento (PA) Edson Teixeira e Centro Municipal Odontológico da Liberdade (Cemol). 

Unidades de Pronto Atendimento (UPA): 

– UPA Barris – 12h;

– UPA Santo Antônio – 12h;

– UPA Santo Brotas – 12h;

– UPA Pirajá – 12h;

– UPA San Martin – 12h;

– UPA Valéria – 12h;

– UPA São Cristóvão – 12h;

– UPA Santo Paripe – 12h;

– UPA Aldroaldo Albergaria (Periperi) – 24h;

– UPA Dr. Hélio Machado (Itapuã) – 24h.

Criado: 04 Outubro 2022

Skip to content