Profissionais de saúde com bom desempenho receberão bônus

Na manhã desta terça-feira (08), o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram o 56º posto totalmente recuperado pela gestão na capital. Trata-se da Unidade de Saúde da Família Cajazeiras XI, que, com a requalificação, terá capacidade para atender cerca de 16 mil pessoas da região através da atuação de equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários que realizarão visitas domiciliares diariamente.

Durante a inauguração, ACM Neto destacou o empenho da administração para ampliar a cobertura no setor através do processo de recuperação da rede de saúde e, principalmente, do funcionamento desses dispositivos com equipes completas. O gestor anunciou também a implantação, ainda este ano, de um sistema de valorização profissional que irá premiar e remunerar os trabalhadores que apresentarem um bom desempenho.

“Salvador que tinha a pior cobertura de atenção básica do país encerrou 2013 com quase 32% da população assistida nessa área. Isso representou o segundo maior crescimento no alcance dos serviços básicos de saúde dentre todas as capitais do Brasil. Mas o que estamos projetando para 2014 é muito mais. Planejamos o primeiro lugar na ampliação da atenção básica do país, mas os investimentos não serão suficientes se as equipes não estiverem comprometidas e motivadas. Por isso, vamos dar uma bonificação extra que vai desde o agente comunitário ao médico, chegando ao gerente. Vamos fazer uma análise de méritos e realizar uma remuneração diferenciada aos profissionais que se destacarem na qualidade dos atendimentos ofertados à população”, explicou o prefeito.

Na oportunidade, o secretário José Antônio Rodrigues anunciou o lançamento de um novo concurso para contratação de mais de mil agentes comunitários. “Para que o Programa de Saúde da Família possa funcionar bem é imprescindível que tenhamos agentes comunitários. Por isso, já estamos com edital que será lançado ainda no primeiro semestre para contratação de cerca de 1.200 profissionais”, finalizou.