Logo Prefeitura de Salvador

Profissionais de saúde participam de pré-estreia de filme sobre saúde ocular neste sábado (29) 

Com enredo sobre a Doença Ocular da Tireoide (DOT), o filme “Atrás dos meus olhos” terá a pré-estreia realizada neste sábado (29), no Candyall Ghetto Square, no Candeal, às 17h. A iniciativa do Instituto Renascimento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e está aberta a funcionários e servidores da área da saúde municipal, além de familiares. A reserva de ingressos está disponível no link http://bit.ly/ExibicaoDOTSalvador23

Após a exibição da obra, acontecerá uma roda de conversa entre a plateia, elenco, instituições e médicos para abordar a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, como a DOT, bem como para esclarecer dúvidas sobre a doença.   

O filme conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético, a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi ao tradicional bairro do Candeal, em Salvador. “Realizar uma exibição na comunidade é um pequeno gesto de gratidão ao apoio para essas filmagens. E claro, é para que essa história alcance o coração das pessoas e que possa ajudar quem busca por essas informações, por estar passando pela mesma caminhada”, explica a idealizadora do projeto, Kely Nascimento. 

Ela destaca, ainda, que o elenco tem a participação de duas pacientes com Doença Ocular da Tireoide, expondo a realidade de quem vive com a doença para encorajar outras pessoas a buscarem ajuda, já a figuração foi composta por refugiados de guerra, pacientes com doença rara e transplantados. A obra conta com audiodescrição, permitindo também o acesso da obra para pessoas total ou parcialmente cegas. 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância do contato dos profissionais na saúde com o tema, especialmente por meio cultural. “Estamos dando apoio institucional para essa iniciativa que é extremamente importante na compreensão da DOT, para que, através da linguagem cinematográfica, possamos nos manter informados e atentos, além de disseminarmos essas informações e orientações entre nós que atuamos na SMS, bem como para os assistidos no âmbito municipal do SUS”.  

Coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Flora Oliveira, reforça que é muito importante o aprendizado de todos que atuam no SUS acerca de doenças raras como a DOT. “Essa é uma oportunidade única e especial, já que os conhecimentos serão repassados através de um filme, feito com todo cuidado e aparato para facilitar essa compreensão”, reitera. 

História – Em seu dia a dia Celina começa a ter dificuldades para enxergar. Vai a vários médicos, mas sem conseguir um diagnóstico conclusivo fica difícil seguir com seu trabalho. Após muitas tentativas, o diagnóstico finalmente é concluído. Celina tem uma doença rara chamada Doença Ocular da Tireoide, que é pouco conhecida mesmo por profissionais da saúde.  

Iniciado o tratamento, ela retoma seu trabalho, seus sonhos e decide iniciar um projeto para ajudar outras pessoas que nem imaginam a existência dessa doença, mas precisa da mesma ajuda que ela precisou. 

Texto: Ascom/SMS

Skip to content