Logo Prefeitura de Salvador

Profissionais do Samu celebram nova base descentralizada da Avenida Paralela

A nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inaugurada na Avenida Luís Viana Filho, na Paralela, foi aprovada pelos profissionais que prestam serviço diário à população, atendendo as urgências de saúde da capital. Esta é a 13ª base do Samu em Salvador e foi fruto de um convênio entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Centro Universitário UniFTC.  

Ao lado dos companheiros da equipe de plantão, a médica Luana Franco contou que a estrutura trouxe um fôlego a mais, para os profissionais desempenharem suas funções com eficiência. “O Samu é uma extensão da nossa casa. É extremamente importante termos um lugar confortável e higienizado para os momentos de descanso, refeição e higienização da equipe. Essa estrutura está de parabéns”, afirmou. 

Ela acredita que esta seja a base mais completa, dedicada aos profissionais, na cidade, destacando como o espaço foi projetado nos mínimos detalhes para atender as demandas das equipes. “Poder descansar e fazer nossas refeições, adequadamente, reflete na melhoria da qualidade do nosso serviço nas ruas. O atendimento pré-hospitalar é estressante e estamos sempre vulneráveis a todo tipo de situação. Ter um ambiente como este, nos ajuda e estimula ainda mais a exercer nossas atividades com excelência”, contou. 

Para a instalação da base, todos os requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde foram devidamente atendidos. São diversas as normas para que se possa ter uma base descentralizada do serviço. A estrutura conta com três quartos com beliches, sala de convivência e recepção, banheiros, almoxarifado e cozinha. 

O diretor de Urgência e Emergência de Salvador, Ivan Paiva, lembrou que, por meio do convênio assinado com a UniFTC, além da instalação da base descentralizada, está prevista a formação de campos de estágio.  

“Essa base vem requalificar e melhorar as instalações, atendendo todos os requisitos necessários. Ela fica posicionada praticamente no meio da Avenida Paralela, local onde conseguimos ter fácil acesso a diversos bairros. Ela tem uma localização estratégica, garantindo a ampliação do atendimento para a região, que registra grande número de chamados”, pontuou.

Skip to content