Programa AfroEstima abre inscrições para cursos de capacitação e mentoria

Empreendedores e profissionais negros, ligados à indústria do turismo da capital baiana, terão a oportunidade de participar de capacitações e mentorias gratuitas, ofertadas pelo programa AfroEstima Salvador. As inscrições para formação de novas turmas já estão abertas e podem ser realizadas no link afroestimasalvador.com.br/inscrições, ou através do Whatsapp (71) 99405-9194.

As aulas serão realizadas de modo presencial, a partir do dia 7 de novembro, no Pelourinho, Liberdade, Rio Vermelho, Itapuã e na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Os locais exatos serão divulgados em breve. Também serão oferecidos aulas e conteúdo no formato on-line, com o auxílio da plataforma virtual, acessada no site do programa.

Os cursos terão duração de até dois meses, voltados tanto o empreendedor que está começando, quanto aqueles que já possuem faturamento e negócios mais avançados. As capacitações são direcionadas a profissionais cujas atividades contribuem, direta ou indiretamente, para a identidade afro e turismo étnico de Salvador, tais como agências de viagem e receptivo, operadores e guias de turismo, meios de hospedagem, gastronomia, setores artístico, cultural e criativo, baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers, artesãos, griôs, blocos afro, afoxés e terreiros.

As disciplinas dos cursos são divididas em dois eixos, social e técnico. Os temas incluem marketing digital, gestão de negócios, sustentabilidade, turismo afro, desenvolvimento pessoal e social, história afro-brasileira e da diáspora, liderança com foco na juventude negra, mentorias, entre outras.

“O AfroEstima traz módulos práticos para o dia a dia do afroempreendedor, potencializando sua atividade e trazendo mais retorno econômico para o seu negócio, além de fortalecer o trade turístico. A cidade só tem a ganhar”, destaca a titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Andrea Mendonça.

O primeiro ciclo de turmas foi realizado em 2021, ocasião em que foram certificados 110 alunos. Para esta nova edição, a meta é capacitar mil afroempreendedores.

Fortalecimento – O objetivo do AfroEstima Salvador é capacitar e aperfeiçoar as técnicas e funções laborais, para criar oportunidades aos diversos atores, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia popular, gerando renda individual e impulsionando a visibilidade cultural local.

“Com autoconfiança e conhecimento, o povo preto vai longe. Essa é a missão do Afroestima Salvador: fazer o afroempreendedor enxergar mais longe, apoiando-o para que rentabilize mais e compreenda o importante papel que ele representa, para a economia criativa da cidade”, reforça a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento.

O AfroEstima integra uma série de ações voltadas para o público afroempreendedor em andamento na cidade, através do Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro. A iniciativa é coordenada pela Secult e Semur e também conta com apoio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Salvador.

Criado: 25 Outubro 2022