Programa Casa Legal chega ao bairro de Canabrava

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), está no bairro de Canabrava desde esta terça-feira (28) auxiliando moradores na regularização fundiária dentro do programa Casa Legal. Lançado em maio pelo prefeito ACM Neto, o objetivo do programa, que começou no Bairro da Paz, é regularizar a situação cadastral de 30 mil famílias em quatro anos. Somente este ano, este número deve ultrapassar a marca de seis mil famílias.

Até o momento, 60 famílias procuraram o posto da Sindec, localizado no Espaço Canta Canabrava, na Rua Gilberto Gil, n° 13. O programa vai beneficiar famílias que moram em casas localizadas em terrenos públicos com até 250 m² que não tiveram alvará para construção. É preciso levar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e residência, além da certidão de compra e venda.

A diarista Juseli de Jesus era uma das pessoas que aguardavam atendimento. Informada sobre o serviço pela associação de moradores do bairro, ela decidiu levar os documentos e garantir a posse do imóvel. “Isso é muito bom e espero que tenha resultado, pois ter um imóvel e não ter garantia é complicado”. Quem também está confiante no trabalho da Prefeitura é o pedreiro Jorge Soares. Para ele, é uma excelente oportunidade, “um programa que precisa acontecer pelas carências, pois Salvador estava precisando de um serviço assim”.

Podem participar famílias com renda de até seis salários mínimos. A Prefeitura já fechou parcerias com cartórios, que não cobrarão pela regularização dos documentos. O atendimento em Canabrava acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

Além do Bairro da Paz e de Canabrava, outros 17 bairros também serão contemplados com o programa Casa Legal: Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Bate Coração, Arraial do Retiro, Águas Claras, Baixa do Camurujipe, Engomadeira, Nova Constituinte, Nova Mata Escura, Amazonas, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Nova Brasília do Aeroporto, Gamboa de Baixo e Solar do Unhão e Alto da Esperança.