Programa Classes Hospitalares debate educação e saúde

Com o intuito de conhecer o olhar da equipe multidisciplinar acerca do atendimento educacional realizado no ambiente hospitalar e domiciliar, a Secretaria Municipal da Educação promoveu, na sexta-feira passada (8), a mesa-redonda Educação e Saúde: Interfaces para o atendimento pedagógico em contexto hospitalar e domiciliar. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), foi abrilhantado pelo coral dos alunos-pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

O encontro também teve como objetivo refletir sobre a interface educação e saúde enquanto aspecto importante para a construção do trabalho pedagógico realizado tanto em hospital quanto em casa. Na ocasião, foi realizada uma mostra pedagógica com ações realizadas nas Classes Hospitalares e Domiciliares de Salvador no ano letivo de 2013.

Representando o secretário Municipal de Educação, Jorge Khoury, a coordenadora da Cenap, Luciene Costa, falou da satisfação em participar do evento e elogiou o trabalho realizado pelas professoras das Classes Hospitalares. “Estou muito feliz em estar na OSID, uma casa que tem a vontade de fazer o bem. Ser professor que atua em hospital não é uma coisa simples, mas a equipe bem coordenada está desenvolvendo um excelente trabalho”, afirma.

“É um momento onde a gente pode discutir e perceber o enlace que existe entre educação e saúde. E é a partir desse enlace que desenvolvemos o trabalho pedagógico nas Classes Hospitalares”, afirmou a coordenadora das Classes Hospitalares da Smed, Tainã Rodrigues.

A importância do trabalho é demonstrado através de exemplos como a aluna-paciente Janaina Aparecida Souza, de 18 anos. Com dificuldades de locomoção, ela está matriculada na Escola Municipal Gilberto Pires Marinho e recebe as aulas em casa. “Antes do atendimento, ela tinha muita dificuldade em aprender e agora ela está ótima. Ela escreve e faz atividades no tablet”, comemora Maria Cristina Souza, mãe da aluna.

Programa

O Programa Classes Hospitalares garante que toda criança, adolescente, jovem e adulto que estão hospitalizados tenham a escolarização garantida e depois da alta médica retornem para escola. A iniciativa é desenvolvida em doze unidades hospitalares e em quatro casas de apoio. São 51 professores que atendem 1.100 alunos-pacientes mensalmente, sendo 16 atendidos em casa.

Unidades parceiras

·         Hospital Ana Neri

·         Hospital Aristides Maltez

·         Hospital São Rafael