Programa de requalificação terá 50 postos de saúde reformados até final do ano

Após nove anos sem receber intervenção na infraestrutura, a Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Coqueirinho foi entregue hoje (26) pelo prefeito ACM Neto, reforçando os serviços oferecidos na região de Itapuã, numa ação que faz parte do programa de requalificação da rede municipal, que até o final do ano terá cerca de 50 postos com obras finalizadas. “Esse será o destaque do nosso primeiro ano de governo. Dez unidades já foram entregues reformadas, e outras 40 serão reinauguradas até o final do ano”, explicou o prefeito ACM Neto, ao lado do secretário municipal José Antônio Rodrigues Alves.

Ainda de acordo com o prefeito, outro desafio a ser enfrentado pela administração é a adequação dos quadros de profissionais na rede, permitindo que até o final do ano sejam disponibilizados médicos em todas as unidades. “Essa era uma reclamação recorrente nas visitas que fiz no início da gestão aos postos de saúde, mas agora esse quadro começa a mudar. Outra reclamação era sobre o acentuado estado de deterioração dos postos, situação que também será transformada com o programa de requalificação da rede. Só na região de Itapuã, até o final do ano, serão sete unidades recuperadas”, acrescentou.

A USF oferta serviços de atenção à Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso e Saúde Bucal, considerando os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Serviços complementares como curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação contra raiva animal, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no distrito sanitário, distribuição de medicamentos e fornecimento do Cartão SUS também serão oferecidos.

O secretário José Antônio Rodrigues lembrou que foram realizadas obras para resolver uma infiltração que afetava o funcionamento da farmácia, conserto no telhado, troca e reposição de mobiliário, entre outras intervenções. A unidade tem capacidade de atender 500 pessoas por dia através da atuação de quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas, quatro enfermeiros generalistas, cinco técnicos de enfermagem, 23 agentes comunitários de saúde, dois dentistas generalistas e dois auxiliares de saúde bucal. Diariamente, serão realizadas 184 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde.

Educação – Após pedidos de moradores da região que participaram da reinauguração da unidade de saúde, o prefeito visitou o Centro Municipal de Educação Infantil Georgia Maria Barradas Carneiro. Entre as solicitações, está a construção de uma área para prática esportiva ao lado do centro de educação que seria também disponibilizada para a comunidade. O prefeito, imediatamente, solicitou ao secretário de Educação, Jorge Khoury, que realize o projeto para construção da área.