Programa Degrau no Grau segue na recuperação de escadarias em Salvador

O programa Degrau no Grau já recuperou 305 escadarias e avança com as intervenções em outras localidades em Salvador. As ações são realizadas através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e envolvem uniformização dos degraus, recuperação da drenagem, inclusão de itens de acessibilidade, como rampas e corrimãos, além de melhorias no entorno”.

O Engenho Velho de Brotas é um dos bairros onde as ações seguem acontecendo. Os moradores da Travessa Maria Peixoto, por exemplo, já podem celebrar a requalificação de toda a escadaria, que possui drenagem, degraus nivelados, além de corrimão, por exemplo.

A vendedora Eliene Conceição, de 52 anos, conta sobre a dificuldade vivida pelos moradores antes da requalificação acontecer. “Era muito complicado, a passagem que tínhamos aqui era cheia de limo. Aqui, temos pessoas com dificuldade de mobilidade, pessoas de idade, então, para essas pessoas era muito ruim. E agora, após a requalificação, está linda demais”.

Nascido e criado na travessa, Anderson de Jesus Pimenta, de 41 anos, parabenizou a prefeitura pela escadaria nova e lembra que era uma demanda antiga da comunidade. “Antes, os moradores não conseguiam passar por aqui. Para chegar à passagem principal, todos nós tínhamos que mudar o caminho e procurar outro meio, porque era muito difícil. Agora, após a finalização da requalificação, a nossa mobilidade está muito mais fácil”.

O líder comunitário do bairro, Hedmar Paim, conta que a nova escadaria da irá melhorar a vida dos moradores. “Com tantas dificuldades de mobilidade, os moradores tinham receio de passar por esse caminho antes dessa requalificação. Daqui para frente, será muita alegria para a comunidade”, disse.

Investimento – O programa Degrau No Grau conta com investimento inicial de R$30 milhões. Nos últimos anos, a Prefeitura requalificou e recuperou mais de 500 escadarias na capital baiana.

“O Degrau no Grau nasceu consolidado, envelopando e intitulando as ações de recuperação de escadarias em Salvador. Além de algumas centenas de serviços que foram realizados nos últimos anos, intensificamos o trabalho com a criação do programa, e conseguimos alcançar mais de trezentas escadarias requalificadas em menos de dois anos”, declarou o secretário da Seman, Luciano Sandes.

O gestor ressaltou que o trabalho é bastante importante para uma cidade como Salvador, que possui vales e morros em praticamente todas as regiões. “Estas escadarias garantem a mobilidade e acessibilidade entre ruas e avenidas da nossa cidade, e principalmente no acesso às residências, pois muitas pessoas dependem do bom estado de conservação destes equipamentos públicos”, finalizou Sandes.

Criado: 07 Outubro 2022