Programa eSalvador celebra um ano com plantio de árvores nesta quinta (23)

Para celebrar um ano de funcionamento do programa eSalvador e aproveitando a Semana da Árvore, a Prefeitura vai promover o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Praça Lord Cochrane, na Garibaldi, nesta quinta-feira (23). A ação é promovida por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), com apoio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e deverá reunir gestores municipais.

Criado em setembro de 2020 para modernizar o envio de documentos e zerar a circulação de papel no âmbito da Prefeitura, o eSalvador, sistema de processo eletrônico da Prefeitura, já registra números bastante positivos, com a marca de 160 mil processos cadastrados. Durante esse período, a ferramenta possibilitou a economia de cerca de 7 milhões de páginas de papel, equivalente a 700 árvores que deixaram de ser desmatadas, e a redução de 8,7 toneladas de CO2.

Além disso, 875 toners de impressoras deixaram de ser consumidos, o que equivale a 4,2 toneladas a menos de gases de efeito estufa lançados na atmosfera pela não-produção dos toners.

Com a inovação, o município aumentou a produtividade e reduziu o tempo de tramitação dos processos e das licitações, além de agregar valor ao atendimento aos cidadãos nos órgãos municipais, em especial às demandas de informação, produtos ou serviços solicitados. Os números contribuem para a coleta de dados estatísticos e informações assertivas para o planejamento e estabelecimento de boas práticas de gestão no âmbito da Prefeitura. Em um único dia, são abertos cerca de 600 a 700 processos na administração municipal.