Programa “Eu Curto Meu Passeio” já melhora mobilidade na cidade

Os passeios públicos da Avenida Dendezeiros (Bonfim), Rua Thomaz Gonzaga (Pernambués) e Avenida ACM (Itaigara) já começam a apresentar cara nova. A Prefeitura, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), realiza intervenções para requalificação de calçadas públicas como parte do programa “Eu Curto Meu Passeio”, lançado em janeiro com foco na mobilidade e na acessibilidade da população. Nas quatro localidades, estão sendo feitos serviços como retirada de meio fio, demolição do antigo passeio, reassentamento de granito e concretagem. As intervenções já foram concluídas na Rua do Curuzu (Liberdade).

EUCURTOMEUPASSEIO0204

O programa alcançará ainda a Avenida Luiz Tarquínio (Boa Viagem), Rua Djalma Dutra (Sete Portas) e Politeama, conforme ordem de serviço assinada em janeiro. As intervenções ainda não começaram nessas localidades em função da greve que atinge o setor da construção civil. Outros locais também terão o equipamento recuperado até 2016, somando 120 quilômetros lineares de passeios públicos.

MEUPASSEIO0204

Notificações – A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) realiza periodicamente fiscalizações em passeios privados para que os responsáveis realizem as melhorias propostas pelo programa. De dezembro até agora, foram notificados 53,19 km de passeios privados, somando 1.564 imóveis/condomínios. Proprietários de 123 imóveis já executaram as melhorias necessárias para garantir mobilidade e acessibilidade, conforme vistorias realizadas na Pituba, Rio Vermelho e Horto Florestal.

PASSEIO0204

“Gostei do novo passeio. Ainda falta muito que fazer, mas quero que todos sigam o exemplo e façam ainda mais pela cidade”. Com apenas 12 anos, o estudante P.C. já enxerga à sua volta uma nova Salvador. Caminhando diariamente para a escola, na Pituba, não pode deixar de notar o início de uma grande transformação urbanística: calçadas esburacadas e desniveladas dão lugar, aos poucos, à padronização do programa “Eu Curto meu Passeio” e transformam-se efetivamente em uma opção de locomoção ou mesmo de lazer.

O programa prevê a correção de desníveis, a instalação de piso tátil e de rampas de acesso, além do uso de materiais adequados e de baixo custo. “É um trabalho importante, que trará melhores condições de mobilidade às pessoas que fazem suas viagens cotidianas a pé e, ao mesmo tempo, trará autonomia aos portadores de mobilidade reduzida”, afirma Silvio Pinheiro, superintendente da Sucom.

Cidade em transformação – Enquanto a reforma dos passeios localizados na frente de áreas particulares é de responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme determina a lei 5.503/99, as calçadas em locais públicos devem ser cuidadas pelo município. A Prefeitura já realizou licitação para investimento de R$ 20 milhões no “Eu Curto Meu Passeio”. “É um trabalho que envolve toda a Prefeitura e que, claramente, está sendo abraçado pela população”, frisa Luiz Carreira, chefe da Casa Civil.

O hotsite do programa http://www.eucurtomeupasseio.salvador.ba.gov.br/ contém todas as informações para a reforma ou construção dos passeios, inclusive o modelo com instruções técnicas. Há ainda um canal virtual para denúncias. Mais esclarecimentos podem ser obtidos na Sucom, pelo telefone 2201-6900.