Programa Horta em Casa tem inscrições abertas até esta quinta (11)

Foto: Igor Santos/Secom

Estão abertas as inscrições para o programa Horta em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até esta quinta-feira (11), por meio do link https://encurtador.com.br/etx69. É necessário preencher o formulário e anexar cópias do RG (frente e verso) e do comprovante de residência.

As 100 primeiras pessoas inscritas que apresentarem a documentação correta, sejam residentes de Salvador e tenham idade mínima de 18 anos, serão contempladas nesta 2ª edição. A lista completa com os selecionados será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na próxima segunda-feira (15), e ficará disponível no site da Secis (www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br).

As pessoas selecionadas serão contempladas com um kit horta composto por jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, rúcula, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno e um pacote de sementes.

Os kits serão entregues nas residências dos contemplados nos dias 18 e 19 de maio, das 8h às 17h. Já a capacitação está prevista para o dia 20 de maio e será realizada através de uma plataforma de videoconferência, que será disponibilizada pela Secis pelo WhatsApp.

“É um programa que tem bastante adesão, bastante sucesso. Geralmente, por edição, temos uma média de 600 inscritos e contempladas 100 pessoas. Lembramos que cada pessoa só pode ser selecionada uma vez ao longo do ano. Após a entrega do kit, é feita a entrega de forma on-line, para as pessoas saberem como manusear a terra e quais os cuidados necessários para cada hortaliça, pois são plantas que necessitam de atenção e do cuidado e rega diária”, explica a titular da Secis, Marcelle Moraes.

Contato com a terra — Desde a reformulação do programa, em 2021, o Horta em Casa tem levado para o cidadão o benefício do contato com a terra e da preocupação com uma alimentação mais saudável. Além disso, o programa tem tirado dúvidas de quem já tem horta em casa e despertado o interesse pelo cultivo em quem ainda não tinha contato com a atividade.

Reportagem: Priscila Machado/Secom