Programa Mãe Salvador é tema de atividades especiais em unidades de saúde

Foto: Bruno Concha/Secom

Em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14), a Secretaria Municipal da Saúde promove atividades especiais em unidades de saúde da capital baiana. O Programa Mãe Salvador, lançado há pouco mais de um ano e meio, será tema de rodas de conversas para grupos de gestantes, com entrada aberta ao público.

Na sexta-feira (12), às 8h30, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim das Margaridas, em São Cristóvão, promoverá uma roda de conversa sobre o programa e a importância do aleitamento materno. As atividades seguem na próxima terça (15), às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Periperi, e na quarta-feira (16), na USF Gamboa.

Outras unidades beneficiadas são a USF Colinas de Periperi e UBS Barbalho, no dia 17, às 14h; a UBS Pelourinho, no dia 19, às 10h; e a USF Terreiro de Jesus, no dia 24, às 9h.

Assistência – Lançado em 2020, o programa Mãe Salvador amplia a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitando o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo.

Para garantir a mobilidade dessas mulheres até as unidades, o programa concede o Salvador Card – Bilhete Identificado, com 30 passagens de ônibus. O conjunto de ações engloba, ainda, as ações propostas pelo Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), assegurando a qualidade do pré-natal de risco habitual, através da qualificação técnica dos profissionais, que atuam no âmbito da Atenção Primária à Saúde em Salvador.