Logo Prefeitura de Salvador

Programação do Março Mulher prossegue até o próximo dia 30

A programação municipal de atividades e serviços voltados para as soteropolitanas, em alusão ao Mês da Mulher, continuará até o fim de março. Até o próximo dia 30 de março haverá opções para cuidar da saúde feminina, para dialogar sobre temáticas que permeiam a vida das mulheres e diversas ações que buscam a promoção da autoestima, reflexão e cuidado com o corpo. 

Na sexta-feira (18), a partir das 9h, terá início uma programação voltada a mulheres trans, no Multicentro Liberdade. Haverá consulta com clínico geral, além da oferta de serviços, como impressão de cartão do SUS com nome social, atualização de cartão vacinal e agendamento de exames laboratoriais e de imagem. 

Quem comparecer ao Shopping da Bahia poderá conferir duas exposições este mês: Mulheres com Doença Falciforme, disponível até sexta-feira, e Trabalhadoras da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Enfrentamento da pandemia da Covid-19. Esta última terá início na próxima segunda-feira (21) e seguirá disponível para visitação até o dia 28 de março. 

Atividades itinerantes– Como parte da programação, serão realizadas três feiras de saúde itinerantes, onde as mulheres poderão realizar testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV e hepatite, terão aconselhamento profissional, dispensação de preservativos e outros serviços. A primeira feira será realizada nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h, no Outlet Center, em Itapagipe. No sábado (19), das 8h às 17h, será a vez da Praça da Revolução, em Periperi, receber a ação. E a terceira e última edição ocorrerá no fim de linha da Boca do Rio, na próxima segunda-feira (21), também das 8h às 17h. 

No dia 24 de março, no distrito Barra/Rio Vermelho, haverá uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e mama. A atividade terá início às 14h, com a palestra da médica Dandara Santos Silva. No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Nesta mesma data será promovido um dia de beleza e apresentação do Ponto de Cidadania, no Aquidabã. Haverá uma roda de conversa e logo a seguir as mulheres trans e travestis poderão conhecer os serviços ofertados na unidade e receber cuidados de beleza. A atividade busca o fortalecimento da autoestima e autocuidado das mulheres. No dia 30, no Largo dos Mares, é a vez das ações de cuidado e estímulo à autoestima de mulheres em situação de rua, com a realização de um desfile de moda.

Dignidade menstrual– A programação voltada ao público feminino também contará com eventos on-line. No sábado (19), às 10h, ocorrerá um webinar sobre o programa Mãe Salvador, que será transmitido através da plataforma Zoom (https://conasems-br.zoom.us/j/896651744250). As palestrantes são os enfermeiros da Área Técnica da Rede Cegonha da SMS, Tatiana Batista e Anderson Moreira, e a diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Emanuele Rodovalho. 

O mês ainda trará cursos gratuitos de qualificação e outras atividades especiais, que serão realizadas nos Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Salvador. No Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande I, a atividade será no dia 16. Já no Loreta Valadares (CRLV), nos Barris, será no dia 24. 

As atividades envolvem acompanhamento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico e teleorientação), acompanhamento pedagógico às crianças que acompanham suas mães em atendimento; roda de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva; oferta de testagem e consultas de saúde e exames. 

A II Edição do Drive Thru – Dignidade Menstrual vai receber doações de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, nos dias 21 a 27 deste mês, a partir das 9h. Os pontos de arrecadação serão montados no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.

Skip to content