Programação especial movimenta Agosto Dourado na capital baiana

Criado: 19 Agosto 2022

Incentivar a amamentação e ampliar o acesso às informações sobre a importância da prática para o desenvolvimento físico e emocional da criança. Esse é o objetivo do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma programação com eventos e iniciativas em prol do assunto. A agenda especial para o mês é focada no atendimento de crianças e orientações aos responsáveis, assim como para a capacitação de profissionais de saúde.

Às 9h do dia 23, o Multicentro da Liberdade fará o Seminário sobre Aleitamento Materno, tendo como público-alvo pacientes atendidos na unidade. A ação abordará o tema e vai tirar dúvidas dos usuários em relação à amamentação.

No dia 25, às 13h, ocorrerá a Roda de Conversa com o tema “Atenção pré-hospitalar ao bebê”, ministrada pelo doutor em enfermagem Josielson Costa, para 30 profissionais de saúde que lidam diretamente com esse atendimento especializado. O diálogo acontecerá no Centro Universitário de Salvador (Uniceusa), no Imbuí, e visa discutir sobre os procedimentos necessários ao cuidar do público infantil na rede de atenção primária à saúde.

Serviços para crianças – No último sábado de agosto (27) acontecerá, das 8h às 12h, uma programação especial que visa o fortalecimento das ações de cuidado integral à saúde da criança. O “Sábado do Bebê” terá lugar nas Unidades de Saúde da Família (USF) Alto do Cruzeiro, Aristides Maltez, Capelinha de São Caetano e Jardim das Margaridas, e contará com serviços para crianças menores de seis anos. Dentre estes, estão a atualização do cartão vacinal das crianças, atendimentos clínicos e em saúde bucal, realização do teste do pezinho para recém-nascidos, além do diálogo sobre a primeira infância com os pacientes e acompanhantes.

Para fechar a grade de programação especial do Agosto Dourado, a Webinar “Saúde do bebê – Desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê” acontecerá no dia 30, às 14h, em formato virtual. A palestra, que terá a presença da mestra em psicologia clínica Andrea Dórea, é aberta a profissionais de saúde da rede municipal e demais instituições. Para participar, basta se inscrever através do link https://forms.gle/pykLB2F3qYiTaSYx8.