Programação movimenta espaços culturais de Salvador este mês

A Casa do Benin e os Espaços Boca de Brasa de Salvador, administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), estão com uma programação diversificada este mês, incluindo atividades como lançamento de livro, espetáculos, batizado de capoeira, workshop de canto e violão e dança do ventre. A maioria das atividades é gratuita, um convite para que as pessoas quebrem a rotina, se exercitem e acessem novos conhecimentos.

Nesta quarta-feira (dia 8) e na quinta-feira (dia 9), o Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras, em Cajazeiras, vai receber o espetáculo infantojuvenil “A Geladeira Mágica”. Em turnê pelo Brasil, essa será a primeira apresentação em Salvador. Nesta quarta-feira, as apresentações serão às 14h e 16h e na quinta, às 10h e 14h. As apresentações serão gratuitas e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br).

Literatura infantil – “A Geladeira Mágica” usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável. A peça é produzida pela WB Produções, tem texto de Eneidis Ribeiro e Murilo Góes e direção de Murilo Góes.

Na peça, Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar de grande aprendizado. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – havia saído em busca de legumes e hortaliças frescas para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abram a porta de uma misteriosa geladeira.

Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos.

Os Insênicos – Na sexta-feira (10), às 14h, a Casa do Benin, no Pelourinho, terá o lançamento gratuito do livro Os Insênicos. Criado em 2010, em Salvador, os Insênicos são um grupo teatral que atua na interface da arte-cultura com a saúde mental. O grupo é formado por atores marcados pelo estigma do adoecimento psíquico.

O encontro desse coletivo se deu no chamado para a oficina de introdução ao teatro “Em Cena Insanidade”, idealizada pela diretora teatral e psicóloga Renata Berenstein e desenvolvida em conjunto com a psicóloga Lara Hardman e o ator Guilherme Stadler, sob a supervisão artística da diretora Andréa Elia.

Capoeira – No domingo (12), o grupo de capoeira Farol da Bahia realiza o seu 21º batizado, das 8h às 12h, no Boca de Brasa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria. Em média, 30 alunos oriundos da formação que ocorre no Espaço Boca de Brasa do CEU Valéria e de aulas na comunidade irão se graduar, recebendo as cordas referentes ao nível de cada um.
Crianças e adolescentes com idades entre seis e 16 anos praticam as aulas no bairro duas vezes por semana. Há quatro anos, o CEU Valéria conta com aulas gratuitas de capoeira.

Dança do Trono – No dia 19 (domingo), o grupo Dinastia do Gueto vai apresentar o espetáculo de Dança “Trono”, com seu empoderamento negro, mostrando e dançando música de cantores negros. A apresentação gratuita ocorrerá às 17h.

Canto e violão – O Espaço Boca de Brasa de Cajazeiras promoverá dois eventos de canto e violão na quarta semana do mês. O primeiro deles será o Workshop de Canto e Violão, que será realizado pelo cantor Marcos Dias, do dia 20 ao dia 23, das 9h às 17h. Essa será uma oportunidade de aprender a tocar violão gratuitamente na comunidade. O segundo evento será um Festival de Música e Canto, como resultado da formação do Workshop. O evento vai ocorrer das 13h às 21h e estará sujeito à lotação do espaço.

Dança do ventre – A bailarina e coreógrafa Joline Andrade fará uma oficina de dança do ventre de fusão para iniciantes no Boca de Brasa do Centro. Os aulões ocorrerão nos dias 31/03, 28/04 e 26/05, das 14h30 às 16h30 e também poderão ser assistidos de forma on-line via Zoom Meetings.

É possível participar das aulas de maneira avulsa ou da oficina completa. As inscrições podem ser feitas no site www.jolineandrade.com/auloes. O investimento na aula avulsa é de R$60 e na oficina é de R$165.

Além de bailarina e coreógrafa, Joline é professora, produtora e pesquisadora na área de dança. É formada em licenciatura em dança e no curso de dança profissional pela Ufba e pós-graduada em estudos contemporâneos sobre dança também na Ufba.

Durante os aulões de dança do ventre serão estudados linhas, quadrados, círculos, oitos, espirais e combinações. O grupo fará uma brincadeira com os princípios da densidade, velocidade e movimentos precisos para a nitidez e fluidez estética, além da compreensão do espaço e tridimensionalidade do corpo.