Programação municipal celebra 10 anos da Lei 10.639

Atividades lembram a importância da legislação que incluiu no currículo escolar o ensino da história e cultura afrobrasileira

No próximo dia 15, às 14h, o movimento que ficou conhecido como Revolta do Búzios ou Revolta dos Alfaiates será encenado, no Centro Cultural Plataforma, por alunos de escolas da rede municipal de ensino do Subúrbio Ferroviário. A atividade faz parte da programação especial, montada pela Prefeitura do Salvador em comemoração pelos 10 anos da lei que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática História e Cultural Afro-Brasileira, atendendo a uma reivindicação do Movimento Negro.

As ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Reparação (Semur) e da Educação (Smed), a Fundação Gregório de Matos (FGM) e os conselhos municipais de Educação (CME) e das Comunidades Negras (CMCN). De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Semur, Leomar Borges, a encenação da Revolta dos Búzios busca resgatar uma parte importante da história brasileira que teve à frente os negros e escravos baianos.

Iniciada no ano de 1798, a Revolta dos Búzios, conhecida também por Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates, nasceu do povo e buscava a independência, liberdade dos escravos e igualdade racial e social. Com o fracasso do movimento, em 8 de novembro de 1799, quatro integrantes foram enforcados em praça pública, para que servissem de exemplo. Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou lei, reconhecendo Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus, mártires da revolta, como heróis nacionais.

Outra ação prevista é o concurso que premiará a escola que apresentar o melhor projeto cultural focado na identidade afrobrasileira. A unidade vencedora receberá prêmios em equipamentos voltados ao ensino e terá seu projeto apresentado no Teatro Castro Alves, em dezembro, no aniversário de 10 anos da Semur.
Seminários

Ainda nos dias 21 a 23, serão realizados na Senzala do Barro Preto (Liberdade), Centro Cultural e Espaço Malê de Balê, respectivamente, os seminários temáticos intitulados “10 Anos da Lei 10.639/2003: Balanços e perspectivas na Promoção da Equidade Racial”. “Os três seminários acontecerão em lugares representativos para a comunidade afrodescendentes de Salvador, com a participação de estudiosos da temática, gestores, coordenadores pedagógicos e professores”, destaca Borges.