Programação pelo Dia das Guardas Municipais prossegue até este domingo (10)

A manhã deste sábado (9) foi movimentada para os guardas civis de Salvador. Os agentes aproveitaram para iniciar as comemorações do Dia Nacional das Guardas Municipais, celebrado no domingo (10), com uma ação de doação de sangue e uma exposição especial no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. A atividade celebra, ainda, os 13 anos da instituição, completados no dia 11 de julho deste ano.

A exibição prossegue no segundo piso do shopping neste sábado até às 22h. A partir das 16h, o público vai poder contar com apresentações musicais da Banda da GCM no terceiro piso. Em seguida, o som fica a cargo da banda Guardiões da Cidade. No domingo, o evento segue das 12h às 21h, com a apresentação dos animais do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e, logo depois, mais um show dos Guardiões da Cidade.

Para o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, o evento é importante por promover a integração da Guarda com a sociedade, mostrando ao cidadão como funciona a instituição. “Muitos ainda são surpreendidos sem entender o trabalho que desenvolvemos, quem somos e o que podemos fazer e ajudar. A ideia é trazer informação e gerar uma aproximação da comunidade, pois isso faz parte das nossas atribuições”.

O gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Rodrigo do Carmo, afirmou que a iniciativa da doação de sangue tem como objetivo trazer o lado social da instituição, que já colabora com a sociedade de diversas outras formas. Ao todo, 40 agentes participaram da ação no caminhão da Hemoba.

Aprovado no último concurso da GCM, Aldenilson Cardoso aproveitou a ocasião para doar sangue. “Sempre que possível aproveitamos para doar, pois é algo de suma importância, não só em momentos pontuais, mas de forma periódica”.

Exposição – Durante a mostra, os visitantes podem conhecer os automóveis, fardamentos e materiais bélicos da Guarda, ter acesso à exposição fotográfica e de 28 espécies de animais empalhados, e participar de atividades infantis com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O engenheiro Genilton Ferreira aproveitou e levou o filho Gustavo, de dois anos, para conhecer mais sobre a instituição e ver os animais expostos pelo Gepa no local. “Achei muito interessante a exposição porque mostra o trabalho deles, a importância para a comunidade e para os mais jovens conhecerem também”.

O assistente técnico Sérgio Silva Braga estava acompanhado do filho Tiago, de três anos. Ele ficou sabendo do evento já no shopping e se surpreendeu com as atividades que ocorriam no local. “Foi uma surpresa ver a exposição. Isso é muito importante e gratificante, e as crianças gostam de ver os animais, uma boa iniciativa”.