Logo Prefeitura de Salvador

Projeto atende pessoas com dor crônica em Ilha de Maré

Nesse mês de julho, a comunidade de Praia Grande, em Ilha de Maré, contou com o início de mais uma edição do “Ambulatório da Dor”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da USF Ilha de Maré. Na ocasião, foram identificados os usuários com incidência de dores crônicas que se automedicam. 

Os assistidos receberam orientações iniciais e passarão a contar com atenção exclusiva para a mudança do quadro e melhoria da qualidade de vida. O grupo será conduzido semanalmente por uma equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha de Maré, com o intuito de aliviar as dores, através da inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como acupuntura e meditação, na tentativa de diminuir o uso exacerbado de medicamentos. 

O Ministério da Saúde normatizou o uso das PICS através da Portaria 971/2006, em que define uma Política Nacional com base em discussões técnicas e científicas respaldadas pela Organização Mundial de Saúde. Atualmente, o SUS oferece atendimentos das práticas integrativas em saúde principalmente na Atenção Básica, indicadas pelos profissionais da equipe multidisciplinar. 

As técnicas não somente atuam no processo saúde/doença, como consideram o indivíduo de forma global, o que resulta na melhor prevenção e promoção à saúde. “Vários fatores estão relacionados ao sintoma da dor. Uma grande vantagem das PICS é que elas buscam identificar e atuar nas reais causas da dor e não somente promover alívio temporário”, justifica Jaína Rios, diretora responsável pelos serviços de saúde municipais das ilhas.

Skip to content