Projeto celebra dez anos incentivando grafiteiros em Salvador

Em celebração aos dez anos de criação, o projeto Graffiti Salvador promove atividades comemorativas neste mês de março. A programação, que tem apoio do edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), conta com exposição virtual e lançamento de livro, que conta a trajetória dos grafiteiros atuantes na cidade, que fazem das ruas uma galeria ao ar livre, interagindo com a paisagem urbana e propondo reflexões através da arte.

Na segunda-feira (27), foi promovida uma live que pode ser acessada no canal da Pinaúna Editora no YouTube (www.youtube.com/watch?v=fRRxKUxB6Ew), com participação da antropóloga Bárbara Falcón e da fotojornalista Carol Garcia, e mediação de Carol Dantas. Na ocasião, as criadoras do projeto lembram da origem do projeto, o processo e desdobramento da construção do livro, além das outras ações previstas para a comemoração de uma década do Graffiti Salvador.

Quem preferir acompanhar o projeto em imagens já pode conferir a exposição virtual na galeria do projeto, no Instagram (@grafftisalvador), com posts diários, onde imagens serão acompanhadas de textos e inclusão da ferramenta #paratodosverem.

“A ideia do Graffiti Salvador surgiu durante os meus deslocamentos pela cidade, contemplando nos muros essa arte que os grafiteiros e grafiteiras nos dão de presente. Já tinha conhecimento da pesquisa de Carol Garcia e fiz a proposta de mapearmos juntas os artistas atuantes naquele ano”, disse a autora do projeto, Bárbara Falcón.

Fotojornalista desde 2008 e tendo como inspiração a sua mãe, Izabel, Carol Garcia ressaltou a importância de o projeto, criado há dez anos, ter sido contemplado pelo edital municipal. “Eu fico muito feliz, pois nos dá a oportunidade de divulgar ainda mais o livro e o trabalho de tantos artistas incríveis que a nossa cidade tem. A arte de rua de Salvador e o graffiti em especial precisam ficar ainda mais conhecidos, pois aqui temos artistas de alto nível que o mundo precisa conhecer”.

Projeto – O Graffiti Salvador foi criado em 2013 com o objetivo de mapear os artistas urbanos da cidade e lançar um livro como resultado da pesquisa. A versão digital do livro pode ser acessada através do link www.issuu.com/dub261251/docs/graffiti-salvador.