Projeto Cidadão Aprendiz retoma aulas presenciais

Suspensas desde março de 2020, por força da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais do projeto Cidadão Aprendiz foram retomadas neste mês de julho, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento ao coronavírus. As atividades são realizadas na Unidade Dendezeiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada no bairro do Bonfim.

O projeto tem como objetivo oferecer formação e experiência profissional para jovens em condição de vulnerabilidade socioeconômica. A ação é resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura – através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) –, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e o Senai.

“O Cidadão Aprendiz concilia escolarização, aprendizado técnico e trabalho. Iniciado em 2017, o projeto prioriza a inclusão de jovens egressos de medidas socioeducativas e institucionalizados. Ao todo, vamos formar 90 jovens no curso profissionalizante de assistente administrativo, incluindo a turma atual com 30 estudantes, nesta que é a terceira edição”, informou a assistente social da Sempre e técnica de referência do projeto, Carolina Leal.

A coordenadora de cursos do Senai, Aline Sodré, afirmou que os estudantes do projeto têm acesso aos mesmos professores, estrutura física, laboratórios e fardamento dos alunos regulares. “Composto por práticas simuladas, o estudante aprende, na teoria e na prática, recursos humanos, contabilidade, financeiro e logística, podendo atuar como assistente administrativo em qualquer uma dessas áreas”, descreveu Aline. O curso tem carga horária de 600 horas ou aproximadamente nove meses, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Professora de fundamentos da qualidade e sistemas produtivos do projeto Cidadão Aprendiz e do Senai, Rebeca Latiff afirma que a maioria da turma é dedicada às aulas porque vê o curso como uma oportunidade extraordinária de prosperidade. “São jovens muito aguerridos que demonstram uma vontade intensa de aprender, pois sabem das dificuldades de não ter pai nem mãe que os sustentem. Alguns são maiores de idade, não são mais institucionalizados e realmente precisam da inserção no mercado de trabalho. Eles têm confiança de que o certificado do Senai representa um salto à frente em suas vidas”, disse.

Oportunidade – Mateus Miranda, 18 anos, cursa o 2º ano Ensino Médio e soube do projeto através da assistente social que atua na instituição onde ele reside. “Eu estava em busca do primeiro emprego e quando ela [a assistente social] me falou dessa oportunidade, eu não pensei duas vezes, agarrei e até hoje estou aqui. Literalmente eu amo este curso. O simples fato de ter o nome do Senai em meu currículo agrega muito para o mercado de trabalho”, contou o estudante, que sonha em se tornar veterinário e professor de administração.

A colega Alexia Silva, 18 anos, também soube do Cidadão Aprendiz quando morava numa casa de acolhimento e se interessou pela oportunidade. “A psicóloga do abrigo me falou do projeto e eu logo enxerguei um futuro diferente, o início de uma vida mais próspera. Já estava ansiosa para voltar às aulas, com saudade dos meus colegas e instrutores. Aqui, sou respeitada, acolhida e nunca fui discriminada pelo fato de ser uma mulher trans”, destacou Alexia, que pretende continuar os estudos depois do curso no Senai e se graduar em psicologia.