Projeto Cidadão no Trânsito inicia programação 2022 nas escolas de Salvador

A Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro do Uruguai, recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), a primeira palestra do programa Cidadão no Trânsito. A atividade é promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Na ocasião, alunos dos grupos 2 e 4 da Educação Infantil assistiram a vídeos educativos e a um teatro de fantoches, com as pedagodas da Gedut, Luzia Reis e Marluzi Carvalho. Os 25 alunos, com idade entre 2 e 5 anos, observaram atentamente e interagiram com o material educativo, com muitos sorrisos e palmas.

Segundo a pedagoga da Transalvador, Marluzi Carvalho, o programa trabalha a capacidade de entendimento da criança, aguçada pela curiosidade. “Falamos sobre a cadeirinha, travessia de pedestres, uso do celular, sobre os pais evitarem beber e dirigir, buscando uma forma lúdica, com teatrinho, música, dança e brincadeira”, explicou.

A diretora da escola, Fabiana Paiva, defendeu a educação infantil para o trânsito na infância. “É nessa idade que a criança percebe os valores para se tornar um cidadão, aprende a conviver em sociedade e a respeitar o outro. Os problemas no trânsito são cada vez mais crescentes, então o momento ideal é para começar é na infância”.

Dinâmica – De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, o programa é dividido em ações operacionais, que orientam pais e crianças sobre regras no trânsito; na promoção de eventos, como o concurso de desenhos infantis, chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unesco, bem como o projeto Embaixadores do Trânsito. Neste último, as crianças eleitas para a função têm a oportunidade de visitar a sede da Transalvador, nos Barris.

O terceiro eixo está focado em ciclos de palestras lúdico-pedagógicas dentro das escolas, onde é adotada uma abordagem interativa e personalizada, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo ou se é um “polo gerador de tráfego”, explicou a gerente.

A iniciativa estima atender este ano 300 escolas das redes pública e privada, além de organizações da sociedade civil com finalidade educativa, sediadas na capital baiana. Nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), às 14h, o Cidadão no Trânsito estará na Escola Ademir Adonai, em Brotas. Já no dia 15, às 10h, será a vez da Escola Municipal Almerinda Costa, no Uruguai, ser contemplada com a palestra do programa.

Inscrições – A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito. O programa já tem palestras agendadas em escolas até setembro. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail gedutedu@ salvador. ba. gov. br, ou solicitar por meio do telefone (71) 3202-9163.