Logo Prefeitura de Salvador

Projeto #CircuitoReconectar volta a explorar os encantos de Salvador

Após dois anos de atividades suspensas devido à pandemia, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) retoma o projeto #CircuitoReconectar. Na primeira atividade do ano, as escolas municipais Iacy Vaz Fagundes e Teodoro Sampaio participam do circuito Vila Primitiva-Barra, que envolve o trecho desde o Forte São Diogo até o Cristo da Barra. O passeio guiado acontece na próxima quinta-feira (28), em dois horários, 9 e 14 horas.  

O roteiro abrange os locais primordiais da cidade, chamado “caminho do conselho”, de onde saiam as principais decisões da província e onde estão importantes edificações, como templos religiosos, fortificações e marcos. A rota da cidade primitiva está inserida na área de uma antiga vila tupinambá.  

A história registra que ali também se instalou Diogo Álvares, o Caramuru, e sua extensa família; Francisco Pereira Coutinho, capitão donatário; e depois Tomé de Sousa, governador-geral, até a fundação da cidade. Também passaram pelo local os estrangeiros que desembarcavam pela larga barra da Baía de Todos-os-Santos, ou seja, pela Ponta do Padrão, entre o Farol e o Porto da Barra. 

A diretora de Patrimônio e Humanidade da Fundação Gregório de Matos (FGM), Milena Tavares, ressalta que os monumentos públicos de Salvador se constituem em símbolos de referência cultural da cidade, muitas vezes sendo representados em cartões-postais. “A instituição de roteiros de visitação, com placas informativas e impressos, favorece um maior conhecimento desses elementos, bem como o sentimento de pertencimento da população, que passa a ser parceiro do município na sua preservação, inibindo o vandalismo, que tanto ameaça a conservação desses bens culturais”, disse. 

Circuito – Atualmente, o #CircuitoReconectar possui três roteiros definidos: a Vila Primitiva (do Porto da Barra, no Marco de Fundação da Cidade, até a Cruz da Galícia, em praça frente ao antigo Clube Espanhol-Ondina); Centro Antigo (do Cruzeiro de São Francisco, passando pelo Chafariz do Terreiro de Jesus, Fonte Cibernética e Estátua de Zumbi dos Palmares, até o busto de Sílvio Deolindo Fróes, no Teatro Gregório de Mattos); Cidade Moderna (inicia no busto de L. L. Zamenhof, entre a Casa Esperanto e a Igreja de São Bento, passando pelo Relógio de São Pedro, pelos bustos dos heróis da Revolta de Búzios, até o Monumento ao 2 de Julho, no Campo Grande). 

Projeto – Integrante do programa Salvador Memória Viva, o #Reconectar também permite que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre monumentos públicos, a partir de placas com QR Code instaladas próximas às bases das peças. No link que se abre, através do celular ou tablet, é possível ler a ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra, em três línguas (português, inglês e espanhol).  

Desde o lançamento, em 2017, já foram colocadas placas em 43 monumentos públicos localizados no Centro Histórico, Piedade, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho, entre outros locais.

Skip to content