Projeto Codecon & Você alcança universidades de Salvador

As universidades de Salvador também passarão a contar com a atuação do Programa Codecon & Você, promovido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A primeira atividade foi realizada para estudantes do curso de Direito do Centro Universitário FTC (UNIFTC), na Paralela, na quinta-feira (12). Ao final do encontro, todos receberam um certificado de participação.

A iniciativa aborda a relação de consumo cotidiana, desde os conceitos e direitos básicos, até os eventos atuais. O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, justificou a necessidade de ampliar o público-alvo, esclarecendo que a capacitação, neste caso para os estudantes de Direito, soma-se ao conhecimento adquirido nas disciplinas próprias do curso. “Além disso, parte dos nossos agentes são advogados que realizam um trabalho impecável na defesa do consumidor, o que nos motiva a apresentar o nosso trabalho para esses futuros profissionais”, completou.

As palestras são dirigidas pelo coordenador da Codecon, Carlos Diego Muniz, e pelo chefe do setor de Análise de Processos do órgão, Almir Ribeiro Filho. “Uma palestra como essa aguça a curiosidade e estimula o aprofundamento no tema e na prática efetiva da proteção e defesa do consumidor, no dia a dia desses futuros profissionais”, enfatizou Muniz.

Aluna do primeiro semestre de Direito, Andressa Sapucaia afirmou que a iniciativa é fundamental, especialmente para ela, que está começando os estudos. “Uma palestra só de Direito do Consumidor é importante, pois, nem sempre a gente vai estudar de forma tão aprofundada como aprendemos hoje”, declarou.

O estudante Ícaro Dias concordou com as palavras da colega, lembrando que foram muitos pontos importantes para conhecimento deles. “A questão da venda casada, que muitas pessoas não sabiam, ou a situação de ter valor mínimo para consumo em comércio, por exemplo. Víamos isso no dia a dia e agora sabemos que é errado. Aqui ficamos sabendo melhor e podemos aplicar de agora em diante”, ponderou.

Próxima atividade – A próxima turma está agendada para o dia 23 de maio, das 19h às 21h, no auditório da Uniceusa, na Boca do Rio, também voltada para estudantes de Direito da universidade. Os participantes podem se inscrever através do link https://bit.ly/39pF4jj . Outras instituições podem agendar o Codecon & Você através do e-mail codeconevocê.codecon@gmail.com .

Desde o lançamento da nova versão do projeto Codecon & Você, no segundo semestre de 2021, 293 consumidores foram capacitados. Com o início nas instituições de ensino, a expectativa é alcançar todas as universidades da capital baiana.