Projeto da Guarda Municipal trabalha equilíbrio emocional de estudantes

Com o questionamento “Você tem fome de quê?” aos jovens, o Projeto Borboletas, promovido pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nups) da Guarda Civil Municipal (GCM), chegou ao Colégio Luiz Navarro de Brito, localizado na Liberdade, nesta sexta-feira (20). Durante a segunda edição da caravana, agentes realizaram uma roda de conversa com 30 alunos do 3º ano do ensino médio, abordando temas como violência, questões de gênero, construção de identidade e equilíbrio emocional.

De acordo com o psicólogo e instrutor de inteligência emocional da GCM, Antônio Lacerda, a intenção do projeto é colocar os jovens no lugar de protagonistas da sua própria história. “De forma leve, com uma linguagem simples, a gente chega nas instituições para entender os processos e tentar desconstruir crenças limitantes que vem prendendo essas âncoras, e impedindo que esses adolescentes sejam quem eles querem ser. A gente questiona os anseios e, depois, vamos entender os fatores impeditivos para que esses desejos não sejam alcançados”.

O projeto pretende encurtar os caminhos que propiciem a saúde mental aos participantes. “Hoje, realizamos uma conversa com alunos que irão prestar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Muitos deles apresentam medo, sentem-se pressionados e precisam de um estímulo. Estamos aqui para destravar, desbloquear e fazer a nossa parte, enquanto profissional e seres humanos, entendendo o lugar de respeito de todos”, afirmou Lacerda.

Acompanhamento psicológico – A gestora da escola, Tereza Cristina Rezende, ressaltou a importância da ação para o controle emocional dos alunos. “É uma forma de contribuir para o equilíbrio das emoções desse jovem. A sociedade como um todo volta às atividades depois de uma pandemia muito nociva. Então, cuidar da emoção, reações, comportamento, ansiedade é uma proposta de alavanca social. O ingresso ao ensino superior traz muitas dúvidas e medos, e por entender esse processo de grande expectativa, sabemos que o projeto será de grande valia, porque além de cuidar de questões emocionais, trata de demandas sociais relevantes”.

O estudante Luís Barreto Neto, de 17 anos, vai realizar a prova do Enem este ano com o objetivo de ingressar na faculdade de sistema da informação. No sentido do equilíbrio emocional, o jovem avalia a caravana de forma positiva.

“A prova, além de cansativa, traz o peso da expectativa pessoal e familiar. O psicológico abatido faz com que a avaliação seja ainda mais complexa. É impossível fazer a interpretação correta se não estivermos em paz, concentrados e focados no propósito. O bate-papo com o psicólogo ampliou os horizontes e mostrou a importância de nos mantermos equilibrados para que haja um bom desempenho na avaliação”, declarou.

Continuidade – Após a roda de conversa, os jovens interessados em fazer o acompanhamento psicológico são encaminhados para o núcleo do projeto, localizado no Parque Lagoa dos Pássaros, no Stiep. Com o apoio da ONG Lei das Marias, o projeto, apoiado pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), presta atendimento psicológico gratuito todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no bairro do Stiep.

As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas durante a manhã, após triagem feita por assistentes sociais da GCM que também colaboram com o projeto. Para solicitar a ação da caravana nas escolas, as instituições devem encaminhar o pedido para o e-mail gabinete.gms@salvador.ba.gov.br . Mais informações podem ser obtidas através do número de WhatsApp (71) 99186-2869.