Logo Prefeitura de Salvador

Projeto da Transalvador leva educação no trânsito a alunos da rede municipal 

Através da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), alunos de escolas da rede municipal de ensino da capital baiana aprendem sobre educação no trânsito. As palestras foram iniciadas na última terça-feira (7) e seguem até o próximo dia 21 de março. 

Os encontros fazem parte do programa Crianças Condutoras do Futuro, ação educativa desenvolvida pela Transalvador, desde 2011, com o objetivo de estimular o exercício da cidadania no trânsito.

Assuntos como normas, boas condutas e a como exercer seus direitos e deveres no trânsito foram abordados, nesta quinta-feira (9), de uma forma lúdica, didática e interativa, para despertar o aprendizado entre os alunos do 4º ano da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, em Itapuã. A pequena Evelin Vitória, de 9 anos, disse que a aula “é uma forma de aprender outros assuntos”, que vão ensinar à estudante a não fazer “coisas erradas”. 

Segurança – Durante a atividade, os educadores da Transalvador trocam experiências com os alunos sobre conhecimentos básicos de trânsito e seus componentes, como sinalização, placas, velocidade, além de alertar sobre suas responsabilidades como pedestres, incluindo orientações de como atravessar a rua com segurança.

Os temas abordados nos encontros seguem as diretrizes de educação para o trânsito, definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As palestras têm duração de 30 minutos a uma hora. Desde o início do programa, cerca de 49 mil estudantes já assistiram às palestras, que passaram por 640 unidades de ensino de Salvador

Interação – A metodologia do projeto está estruturada em ciclo de palestras, apresentação de pequenos vídeos lúdico-pedagógicos, interação com bonecos fantoches e reprodução de músicas temáticas, que estimulam o processo de aprendizagem. O trabalho é feito sob a intervenção dos educadores da Gedut, que buscam a participação dos estudantes e permitem interação constante. O conteúdo é norteado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pela nova Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Educacionais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como agendar – Gestores de escolas públicas e privadas da capital baiana podem agendar uma palestra dentro do programa Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido pela autarquia municipal, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut). As instituições podem fazer o agendamento, gratuitamente, pelo telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut@gmail.com .  

Além da Escola Municipal Cidade de Vitória da Conquista, a instituição de ensino Osvaldo Cruz também receberá o projeto, durante este mês. 

Skip to content