Projeto desenvolvido pela SMS é destaque em Brasília

Um projeto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) representará a capital baiana durante a 13º Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que acontece até sexta-feira (18), em Brasília. A iniciativa é uma dss três finalistas da Mostra e concorrerá a uma premiação de 50 mil reais.

O Sistema Integrado de Zoonoses (SIZ) consiste na utilização de dispositivos móveis para o auxílio dos profissionais de saúde no combate ao mosquito transmissor da doença. O dispositivo foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) em parceria com o CCZ e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os aparelhos que foram doados pelo IBGE são os mesmos utilizados para a realização do censo demográfico e têm entre seus atributos o sistema GPS, com a base cartográfica da capital baiana, o que favorece o mapeamento e a intervenção dos 1.800 agentes de endemias.

Essa nova tecnologia, pioneira no país, permite que os agentes de endemias possam realizar um número de visitas domiciliares preconizadas pelo Ministério da Saúde, que é de 25 imóveis por dia em menor tempo. Além de atingir uma quantidade maior de possíveis focos do Aedes aegypti, a medida propicia uma economia aos cofres públicos e diminui o impacto ambiental com a redução do uso de papel, otimizando o planejamento das ações de campo com maior eficiência e eficácia.

O SIZ também permite que o cidadão, através do protocolo de serviço gerado após as visitas dos agentes de combate às endemias, possa visualizar pela internet a situação do seu domicílio e das casas vizinhas, dinamizando assim, o combate direto aos focos do mosquito.