Projeto Dona de Mim já assistiu mais de mil mulheres

Desenvolvido com o intuito de fomentar o empoderamento da mulher negra e a sua participação na sociedade, o projeto Dona de Mim está com diversas ações para o Março Mulher, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, no dia 8. Desde a sua idealização, no ano de 2018, o projeto já assistiu mais de mil mulheres.

As principais assistidas do programa são alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mães e mulheres negras responsáveis por estudantes da rede municipal de educação. Além disso, o programa consiste na igualdade, domínio de si, e sobretudo, na independência financeira dessas mulheres.

As atividades são realizadas nas escolas municipais, com palestras de empoderamento feminino, técnicas de manipulação de alimentos, oficinas de geladinhos gourmet, oficinas de turbantes, além de palestras de prevenção à violência doméstica contra mulheres. Ao final de cada oficina, as participantes recebem certificado de participação.

“Essa iniciativa é muito importante, pois as mulheres se reconhecem como agentes de transformações. Empoderar-se é reconhecer a sua importância na sociedade, conquistando seu espaço através do conhecimento, da formação educacional, da profissionalização e de conhecimentos de seus direitos”, disse a coordenadora do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema), Rita Sales.

Fortalecimento – Mãe de um aluno da Escola Municipal João Lino, Bárbara Caroline Pinheiro, de 28 anos, parabenizou a iniciativa. “Assim que soube do projeto, eu fiquei com muita vontade de participar. Através dele, minha visão de empreendedorismo foi ampliada. É muito importante dizer que o empoderamento feminino é necessário para firmar a valorização da mulher na sociedade, e ressalta que o lugar dela é onde ela quiser”, explicou.

Para o Março Mulher, o projeto retornará com a execução do Dona de Mim IV, que consiste em mais ações de fortalecimento e empoderamento feminino através de uma educação empreendedora e formativa.

Para solicitar as atividades do projeto, as escolas podem entrar em contato com o e-mail fiema@educacaosalvador.net . A iniciativa é idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Fundo de Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema).