Projeto Horta em Casa entrega mais 100 kits para cultivo de hortaliças

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), realiza, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) a entrega dos kits para cultivo de hortaliças aos 100 completados da segunda edição do Projeto Horta em Casa. Com o objetivo de estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa, principalmente em tempos de pandemia, 600 kits serão distribuídos até o final do ano.

Cada cidadão selecionado receberá um kit horta, que contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, que variam entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

Para a entrega dos kits, a equipe da Secis entra em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário. Além do material para plantio, os selecionados recebem um treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

A capacitação ocorre por meio da plataforma Zoom (ou Google Meet) e do WhatsApp, onde os participantes devem compartilhar fotos ou vídeos das jardineiras montadas e esclarecer dúvidas. O curso dura em torno de 50 minutos, e acontecerá no próximo sábado (14).

Em duas edições, o projeto já reuniu mais de 4,2 mil inscrições. Mais informações sobre o Horta em Casa podem ser acessadas no dia sustentabilidade.salvador.ba.gov.br programas/horta-em-casa .

Expectativa – Ao receber o kit horta, o contemplado Leandro Teixeira, de 42 anos, destacou a importância do projeto. “É a segunda vez que fazemos a inscrição, agora estamos felizes por termos sido contemplados. A gente já tem outras plantas cultivadas em casa, agora a gente aproveitou a oportunidade para ampliar. O projeto é muito bacana e possibilita uma alimentação mais saudável, além da satisfação do cultivo. Acredito que vá beneficiar muitas pessoas”.

A auxiliar de dentista Siomara Figueiredo, de 49 anos, falou sobre o desejo antigo de aprender a cultivar plantas em casa. “Sempre quis ter uma horta e, finalmente, terei minhas plantinhas. Adorei a ideia do projeto, poder me alimentar do que nós mesmos plantamos é fantástico. Com certeza, terei uma vida muito mais saudável. Vou ter hortaliças sem agrotóxicos”, avaliou.