Projeto Novo Mané Dendê é apresentado à Prefeitura de Aracaju

Uma comitiva da Prefeitura de Aracaju esteve, nesta quarta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), no Comércio, para conhecer de perto a gestão do projeto Novo Mané Dendê, considerado uma referência na área social.

Na ocasião, a equipe técnica do Novo Mané Dendê realizou a apresentação institucional das ações do projeto, desde a etapa de criação até a sua execução. A equipe de Aracaju, composta por técnicos da área de assistência social e comunicação, fez ainda uma série de visitas, na área de atuação do projeto, incluindo o condomínio residencial entregue às famílias beneficiadas e o trecho das obras que estão em andamento, no bairro de Ilha Amarela.

“Articulamos essa visita com o objetivo de entender todo o trabalho realizado, para aprimorar o nosso projeto em Aracaju. Foi uma visita muito importante, que traz novos conhecimentos e experiências agregadoras”, afirmou Rosária Rabelo, diretora de Gestão Social da Habitação, da Secretaria da Assistência Social da capital sergipana.

Ela ainda agradeceu pela recepção de toda equipe da Seinfra. “Saímos com uma gama de ideias para colocarmos em prática no trabalho técnico, social e de comunicação do projeto Perimetral Oeste”.

Transformação – Em Aracaju, o programa “Construindo para o Futuro” é financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e tem como objetivo principal a construção da avenida Perimetral Oeste, que interligará a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro, somando 7,5 km de extensão. Com a obra, toda a região será transformada, reduzindo a ocupação inadequada, assegurando a proteção da área ambiental. Além disso, o projeto vai construir mais de 600 unidades habitacionais, para as famílias que serão transferidas.

Projeto – O Projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma, Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Como principais efeitos do projeto, estão previstos o ordenamento urbano, saneamento e recuperação da qualidade ambiental da bacia e das águas do Rio Mané Dendê e das cachoeiras de Oxum e Nanã, que são referenciais paisagísticos, culturais e religiosos do Parque São Bartolomeu, situado no entorno da área de intervenção.