Projeto Pilar tem conclusão prevista para junho de 2022

Os moradores, trabalhadores, comerciantes e frequentadores do Pilar se reuniram, na tarde da quinta-feira (11), com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e o Instituto Carlinhos Brown para conhecerem os primeiros resultados do cadastro físico, social e cultural, assim como as primeiras leituras do plano urbanístico do Projeto Pilar. No encontro, realizado no Trapiche Barnabé, no Comércio, foi apresentado um cronograma das próximas etapas a serem desenvolvidas até a conclusão do planejamento, prevista para junho de 2022.

Ao dar as boas-vindas, a presidente da FMLF, Tânia Scofield, ressaltou a importância do diálogo permanente com todos os atores envolvidos, em cada etapa do Plano Pilar. “Só trabalhando juntos podemos contribuir para melhorar a qualidade urbana para os moradores, comerciantes e trabalhadores”, afirmou.

Os primeiros dados do cadastro apontam que o Pilar tem 461 habitantes que moram em 157 imóveis, de um total de 246. As informações servirão para lastrear as diversas leituras do território que darão suporte aos planos integrados. Os trabalhos estão sendo conduzidos por meio de cooperação com a Unesco, através da Empresa Ficcus Urbano Assessoria e Projetos.

Com a experiência que adquiriu ao ter se tornado um empreendedor do bairro, com o espaço cultural Museu Du Ritmo, Carlinhos Brown pretende replicar no território a experiência do Projeto TáRebocado, no bairro do Candeal, e no qual está inserida a Escola Pracatum de Música, além de outros projetos sociais.

“Minha história de vida amplia minha responsabilidade cidadã, independente do papel que eu esteja desempenhando: seja como músico, artista ou agente e líder cultural, como no Projeto Pilar. O convite da FMLF muito me orgulha, tanto pelo desafio, como pela parceria que visa o benefício da melhoria de vida dos moradores do Pilar e da cidade como um todo”, refletiu Carlinhos Brown.

Cronograma – Durante a reunião, técnicos da FMLF esclareceram as diferenças entre projetos e planos, explicando também o cronograma do Projeto Pilar, que está na Etapa 1, de reconhecimento do território. Mesmo em fase inicial, as primeiras demandas da comunidade já estão sendo atendidas.

“Podemos citar duas ações recentes da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis): a implantação de contêiner para recebimento de resíduos recicláveis, do Casa So+ma, e implantação de uma horta comunitária, do projeto Hortas e Pomares Urbanos”, observou Tânia Scofield.

Passos – O Projeto Pilar é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Instituto Carlinhos Brown e em cooperação com a Unesco, e abrange intervenções sociais, urbanísticas e culturais no território do Pilar. As ações socioeducativas e culturais junto à população, classe artística e empresários do setor serão lideradas pelo Instituto.

Pelo caráter multidisciplinar, o projeto também envolve outros órgãos municipais. As etapas do Projeto Pilar envolvem os planos Técnico-Social, Cultural e o Urbanístico.