Projeto realizará mais de mil apresentações em ônibus de Salvador

“Centro, Rua de Pedra e um sufocante calor / Olhar desconfiado em acostumado estrangeirismo / Segue-me nas ruelas apertadas”, declamava um dos poetas em um ônibus com trajeto Campo Grande/Praça da Sé, na manhã desta terça-feira (11). Foi assim que artistas, profissionais de imprensa e população presenciaram o lançamento do projeto Poesia em Trânsito.

POESIAEMONIBUS1202

Aprovada nos editais “Arte em Toda Parte”, a proposta visa a realização de apresentações performáticas em transportes e praças públicas, bem como de saraus nas principais estações de transbordo de Salvador. Além disso, serão distribuídos 50 mil livretos com poesias dos artistas envolvidos.

O grupo já atua nos ônibus há dois anos. Segundo o proponente do projeto, Tiago Oliveira, o apoio da administração municipal vai garantir a manutenção das atividades. “A seleção nos editais é como se fosse um prêmio para o trabalho que a gente realiza, mostra a sensibilidade dos gestores em perceber que a poesia exala pelos poros da população”, afirmou.

A iniciativa agradou aos presentes. “A ideia é muito legal, pois a gente pode reviver as coisas, não deixar a poesia morrer”, comemorou a passageira do coletivo, Nadir Resende. Já Pedro Rodrigues, que mora em Porto Alegre, afirmou que o trabalho é muito interessante. “É uma novidade para as pessoas que usam o transporte público, pois chama atenção para textos de poetas muito importantes que elas não conhecem”, salientou. A expectativa é que sejam realizadas mais de mil apresentações em todas as regiões da cidade neste mês de fevereiro.

Dia 11 (terça-feira) – Centro

Dia 12 (quarta-feira) – Cidade Baixa

Dia 13 (quinta-feira) – Subúrbio

Dia 14 (sexta-feira) – Liberdade

Dia 15 (sábado) – São Caetano e Pirajá

Dia 17 (segunda-feira) – Cajazeiras

Dia 18 (terça-feira) – São Marcos e Pau da Lima

Dia 19 (quarta-feira) – Brotas

Dia 20 (quinta-feira) – Pernambués, Cabula e Beiru

Dia 21 (sexta-feira) – Orla

Dia 22 (sábado) – Estação Pirajá e Estação Mussurunga

Dia 24 (segunda-feira) – Estação da Lapa e Estação do Iguatemi.