Projeto recebe recicláveis na Praça Cairu até domingo (19)

Salvador recebe, pela terceira vez, um projeto que visa conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitudes, adotando hábitos como o descarte correto de resíduos, preocupação com o pós-consumo e reciclagem. É o Braskem Recicla, iniciativa da startup baiana Solos, em parceria com a Braskem, que conta com o apoio da Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Devido à pandemia, as atividades foram realizadas de forma drive-thru em 2020 e em setembro de 2021. Já nesta terceira edição, a ação está sendo realizada na Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo, onde populares e turistas poderão fazer o descarte de forma responsável de materiais recicláveis. O estande ficará na cidade até o próximo domingo (19) e, no local, poderão ser descartados materiais como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, metais, isopor e vidros.

O ativista ambiental Rafael Cerqueira, 24 anos, aproveitou o momento para fazer o descarte de papelão no estande. Para ele, a ação é de extrema importância para a conscientização da sociedade para o descarte correto de recicláveis. “Tudo isso reflete nas outras pessoas a importância de preservar o meio ambiente”, pontuou.

Turista da Paraíba, o engenheiro de Energias Renováveis, Douglas Emanoel Duarte, 34 anos, avaliou a necessidade da iniciativa. “É interessante que o meio ambiente seja preservado. Precisamos garantir para as próximas gerações um desenvolvimento sustentável, visando que eles tenham uma qualidade de vida melhor ou pelo menos similar com a que nós temos hoje”.

Os resíduos recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary). Estima-se que durante os dias de ação, iniciada na última sexta-feira (10), sejam arrecadadas mais de dez toneladas de resíduos.