Projetores utilizados no Carnaval vão iluminar campos e quadras da capital

Os 4.790 projetores em LED instalados para o Carnaval deste ano serão remanejados pela Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O projeto ‘Clareou, é Gol’ tem como objetivo modernizar a iluminação dos espaços esportivos da cidade.

Nesse primeiro momento, está sendo feito o planejamento para a divisão e definição dos primeiros 30 campos e quadras, que serão modernizados. Além de aumentar a eficácia da luminosidade, a luz em LED utilizada no Carnaval diminuiu o número de ocorrências no setor em 70% e reduziu o consumo em mais da metade.

“No Carnaval anterior, foram mais de mil reclamações sobre a manutenção de iluminação. Este ano, esse número caiu para 300 ocorrências. Além disso, com os projetores 100% LED a economia no consumo foi de 60%. Isso mostra que a tecnologia do LED traz inúmeros benefícios para a comunidade e seguirá beneficiando, na modernização dos espaços esportivos de Salvador, levando eficiência para todos os campos e quadras da cidade”, afirma o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.

‘Clareou, é Gol’ – O projeto que nasceu para incentivar a prática esportiva em horários alternativos, especialmente à noite, visa modernizar todo o mobiliário esportivo da capital baiana com a tecnologia mais nova existente, que são os equipamentos em LED, oferecendo melhor qualidade de iluminação, aliada ao menor consumo.

O projeto existe desde o final de 2019 e foi elaborado por etapas. A primeira previa a reforma de 100 campos e quadras. No total, foram realizadas reformas em 112 equipamentos públicos, com obras finalizadas em 2021. Em 2022, o projeto modernizou mais 65 campos e quadras, contabilizando 1.085 projetores em LED instalados.