Proprietários de imóveis realizam o recadastramento imobiliário

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta terça-feira, 13, o processo de recadastramento e cadastramento imobiliário. No primeiro dia, o site criado pela Prefeitura teve 8.741 acessos e 1.332 pessoas concluíram o processo, sendo 404 novos cadastros e 950 recadastramentos.  Os contribuintes que concluírem o recadastramento garantem o desconto de 10% no IPTU em 2014 e 2015.

Mais de 1.500 soteropolitanos tiveram suas dúvidas esclarecidas pela Central de Atendimento do Recadastramento, através do número 2101-3737, e cerca de 100 internautas enviaram e-mails solicitando informações através do  endereço recadastramento@salvador.ba.gov.br.

O recadastramento imobiliário consiste na atualização de dados cadastrais dos imóveis de Salvador, e também contempla o cadastramento de novos. Além disso, serão cadastrados os condomínios residenciais, comerciais e de serviços. O projeto, que é obrigatório para todos os cidadãos que possuem imóvel na capital baiana, isentos ou não do pagamento do IPTU, e também os síndicos, vai até o dia 30 de setembro de 2013. O principal objetivo é planejar melhor a cidade, identificando as demandas por unidades de saúde, escolas municipais, transporte público e coleta de lixo, dentre outras.

O cadastramento é realizado pela internet de forma simples e autoexplicativa por meio do site www.recadastramento.salvador.ba.gov.br. Além do cadastro na internet, os contribuintes deverão enviar um documento que comprove a propriedade do imóvel ou, no caso dos síndicos, que comprove a legitimidade de representação do condomínio. Os documentos poderão ser enviados pelos Correios ou entregues de forma presencial nos postos da Prefeitura localizados nos SACs (Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Os contribuintes que não fizerem o cadastro e/ou o recadastramento serão penalizados com multa no valor de R$ 412,62. Além disso, os isentos de IPTU perderão esse benefício.