Logo Prefeitura de Salvador

Prorrogada campanha de vacinação contra o sarampo

 

Para ampliar a cobertura vacinal e manter Salvador livre do sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde está prorrogando a estratégia de imunização contra a doença, que terminaria nesta segunda-feira (31). Pais ou responsáveis deverão levar as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos aos postos de saúde da rede municipal até o dia 15 de abril. Todas as crianças da faixa etária devem ser vacinadas, mesmo aquelas que receberam a dose antes do início da campanha, em 20 de fevereiro, porque se trata de uma dose de intensificação. 

 

 

A estratégia introduzida de forma emergencial visa impedir a entrada do sarampo na capital baiana, já que neste ano foram notificados 124 casos no Ceará, 18 em Pernambuco e seis em São Paulo. Em poucos meses, Salvador receberá visitantes de toda a parte do mundo devido à realização da Copa, podendo ser inclusive de áreas onde surtos da doença já foram registrados.

 

 

Até o momento pouco mais 59 mil (38%) dos quase 157 mil menores que fazem parte da faixa etária contemplada foram imunizados no município. O objetivo da SMS é proteger pelo menos 95% do público alvo.

 

 

A doença – O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O Brasil não registra nenhum caso autóctone de sarampo desde 2000. Porém, em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.

 

 

Skip to content