Logo Prefeitura de Salvador

Público celebra retorno do cortejo da Lavagem do Bonfim 2023

Antes de percorrer os cerca de oito quilômetros de caminhada entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e do Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, uma multidão de fiéis reafirmou a fé através de histórias de vida e superação, na retomada do tradicional cortejo para saudar Nosso Senhor do Bonfim, após dois anos sem público, devido à epidemia de Covid-19. O início do cortejo reuniu autoridades, lideranças religiosas e populares que, saudosos pela participação no evento, caminham entre os santuários, cada um com seus pedidos e agradecimentos, para, na Colina Sagrada participarem da tradicional lavagem das escadarias.  

Pela primeira vez na Lavagem do Bonfim, Aline Lisboa era só expectativa para o evento. “Vim a festa para sentir a energia agradecer pela vida de amigos e familiares. Estou muito empolgada com o cortejo, é uma oração forte, achei tudo muito positivo para manter a fé e a esperança em um ano melhor”.  

Moradora de Saramandaia, Paula Rodrigues trouxe toda a família para celebrar o retorno do público à festa. “É uma sensação de estar muito abençoada, após toda essa turbulência da Covid-19, poder estar no cortejo com a família, agradecendo ao Senhor do Bonfim. Dedicarei meu dia inteiro a esse agradecimento, e com fé vamos caminhando até a Colina Sagrada”. 

Grupos culturais – Além das tradicionais baianas, o cortejo da Lavagem do Bonfim também contou com a participação de 46 grupos culturais de diversas vertentes artísticas, cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). Minitrios, grupos de samba de roda, de percussão e capoeira deram mais brilho ao evento e deram ânimo ao público no percurso.   

Dentre as atrações que se apresentam no evento estão o Rixô Elétrico, do instrumentista Fred Menendez; o Orixalá, do cantor Gerônimo Santana; o afoxé Filhos de Gandhy; a Oficina Percussiva Toca Tambor; o grupo Lavagem de São Bartolomeu, de Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano; e o grupo de capoeira Topázio, originário do bairro da Liberdade e que há anos participa da festa.  

Hinos centenários – Além do retorno do público, a edição 2023 da Lavagem do Bonfim celebra ainda o centenário dos dois hinos em homenagem ao Senhor do Bonfim, ambos compostos em 1923. O primeiro, chamado “Hino Cívico”, tem como primeiros versos “Glória a ti neste dia de glória / Glória a ti redentor que, há cem anos…” e foi composto por Arthur de Salles e João Antônio Wanderley. A composição foi feita a pedido do então prefeito da capital, Dr. Manuel Duarte de Oliveira, em celebração aos 100 anos de Independência do Brasil na Bahia, que terá o seu bicentenário celebrado em 2 de julho deste ano.  

O segundo hino, de cunho religioso, tem poema escrito por Pethion de Villar, nome artístico utilizado pelo médico Egas Moniz Barreto de Aragão, e musicado pelo maestro Remígio Domenech, com anuência da Irmandade do Senhor do Bonfim. “À sombra do teu madeiro/ sob um céu primaveril/ nasce o povo brasileiro/ cresce pujante o Brasil/ De um dia sermos vencidos/ Não nos assalta o temor/ Ao teu lado sempre unidos/ Somos teu povo, ô, Senhor”. 

Criado: 12 Janeiro 2023

Skip to content