Público levou uma hora e meia para esvaziar a Fonte Nova no primeiro jogo

As ações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) durante o primeiro dia de jogo da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova fluíram normalmente, atendendo ao que foi previamente planejado.

As barreiras instaladas no trânsito garantiram a acessibilidade no entorno do estádio. A fiscalização abordou 70 motoristas. Destes, um cometeu crime de trânsito, e três foram flagrados após consumir álcool, porém nenhum veículo foi removido ao pátio do órgão, já que os motoristas apresentaram condutores aptos a substituí-los. Além disso, oito motoristas foram autuados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro e 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas. No aeroporto, foram aplicadas 94 multas e oito veículos foram removidos ao pátio da Transalvador.

A fiscalização de transporte coletivo garantiu o deslocamento (ida e volta) dos torcedores à Arena e ao estacionamento de origem, com 150 ônibus. Após a partida, a Arena Fonte Nova foi totalmente esvaziada uma hora e meia depois. A operação da Gerência de Equipamentos Urbanos (Geurb) fluiu como o planejado. Prepostos atuaram nos terminais de transbordo próximos ao estádio (Lapa, Barroquinha e Aquidabã), entre 9h e 21h, informando sobre alterações nos percursos das linhas de ônibus. No Elevador Lacerda e Plano Inclinado Gonçalves, os usuários também foram orientados sobre como chegar ao estádio a pé ou como voltar aos seus destinos de origem após a partida. Ainda, a limpeza das estações e dos equipamentos foram reforçadas, devido ao aumento do fluxo de usuários.