Quadras da Boca do Rio ganham nova iluminação

Na próxima sexta-feira (6), a Prefeitura entrega à população a nova iluminação das quadras esportivas e campos de futebol da Boca do Rio. A ação, na qual foram investidos R$700 mil, faz parte de uma série de intervenções para a melhoria da iluminação pública da cidade realizada pela Secretaria Municipal da ordem Pública (Semop). A prioridade são os pontos turísticos, áreas com maiores problemas de segurança de grande movimentação. Os bairros do Bonfim, Nova Canaã, Rio Vermelho, além da Avenida Orlando Gomes estão entre os locais já atendidos. Na segunda-feira (9), o trabalho começa na Avenida ACM.

A grande novidade na obra das quadras da Boca do Rio, que ficam à beira-mar, foi a substituição dos postes tradicionais por equipamentos de fibra de vidro, muito mais resistentes à maresia. Segundo diretor de Iluminação da Semop, Hélder Lopes, é a primeira que esse tipo de poste é utilizado em Salvador. “Além dos novos postes, as quadras e campos passarão a contar com lâmpadas mais modernas e novos refletores, garantindo mais segurança e conforto para a prática esportes na região”, afirma o diretor.

Na semana passada, a Semop concluiu a melhoria do sistema de iluminação da Avenida Orlando Gomes, com a troca de mais de 200 luminárias de vapor de sódio de 250 watts de potência por outras metálicas de 400 watts. Na Avenida ACM, a secretaria vai modernizar toda estrutura de postes e luminárias, no trecho entre o Shopping Iguatemi a subida da Ladeira do Molambo (Cruz da Redenção).

Toda da orla da cidade é contemplada pelo projeto de modernização da iluminação pública de Salvador, assim como um dos maiores cartões-postais da cidade, o Dique do Tororó, onde a Prefeitura instalou 150 novos postes, com luz metálica.

Mais segurança – No final do mês de outubro, será a vez do início das obras na Avenida Juracy Magalhães Jr. Segundo a titular da Semop, Rosemma Maluf, o trabalho vai prosseguir ainda pela Rua Frederico Pontes, no Comércio; Oscar Pontes, na Calçada; Avenida Fernandes da Cunha, nos Mares; e Avenida Jorge Amado, entre outras áreas. Ela revela que há uma grande preocupação em atingir, em especial, com áreas mais vulneráveis do ponto de vista da segurança.

Para alcançar este objetivo, a Semop está trabalhando em parceria com a Polícia Militar. “A PM vem atuando em parceria conosco, no sentido de sinalizar as áreas que apresentam maiores problemas de segurança”, conta Rosemma.

A secretária ressalta que, ao melhorar a iluminação, o impacto não é sentido apenas em relação à segurança, mas também na melhoria financeira da população. “Quando as ruas estão mais iluminadas e seguras, as pessoas podem circular até mais tarde e isso é fundamental para que os negócios naquela região possam atrair mais clientes e crescer. Além disso, um ambiente bem iluminado nos causa um grande bem-estar, não é verdade?”.