Quadras de areia tornam-se nova opção de lazer em Salvador

Os moradores de São Marcos já aproveitam, desde a quarta-feira (22), um importante equipamento esportivo e de lazer que vem se expandindo em Salvador: a quadra de areia. A localidade é uma das 12 beneficiadas com a iniciativa da Prefeitura, que já está elaborando novos projetos a serem instalados em mais dez bairros da cidade.

Além de São Marcos, comunidades no Vale das Pedrinhas, Imbuí, Marotinho, Cajazeiras, Cabula, Piatã, Ribeira, bem como em localidades do Subúrbio e em praças, a exemplo da Lord Cochrane, já contam com quadras de areia. Os espaços vêm ganhando mais popularidade com a procura por atividades ao ar livre, diante da flexibilização resultante da diminuição do número de casos de Covid-19 na capital baiana.

Após mais de um ano sem sair de casa, os soteropolitanos voltaram a se animar com a possibilidade de se exercitar, especialmente nas quadras de areia a céu aberto, que remetem ao clima da praia. O educador físico Rafael Carmo, 31 anos, é morador do Garcia e pratica futevôlei com amigos e vizinhos, na quadra de areia instalada na praça Lord Cochrane, situada na avenida Anita Garibaldi.

“Essa quadra melhorou muita coisa, tirou muitos jovens da droga, fez a galera praticar o esporte. Essa praça era parada, escura, insegura e hoje ela movimenta o esporte, o vôlei, o futevôlei e a ginástica funcional”, comentou.

Um outro item tem chamado a atenção dos frequentadores das quadras de areia. O estudante Juan Pablo, 19 anos, que também mora nas imediações da Lord Cochrane, mencionou ainda a sensação de segurança proporcionada pela iluminação do local.

“As novas luzes melhoraram a segurança até para caminhar na praça. E em breve vamos organizar campeonatos dos esportes que praticamos aqui na quadra”, afirmou.

Estrutura – As quadras de areia, que podem ter dimensões oficiais ou de miniquadras, propiciam a prática de modalidades esportivas, como vôlei de praia, futebol de areia, futevôlei e baleado. “Servem ao lazer e à saúde de nossa população”, informou Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), responsável pelo projeto e vinculada à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman).