Quiz educativo promove informações acerca da saúde da população trans

Neste janeiro, mês da Visibilidade Trans, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a “Atração” e o coletivo de “De Transs pra Frente”, preparou um quiz voltado para os/as profissionais da Saúde e a sociedade em geral, com o objetivo de promover reflexões e informações acerca da saúde da população trans. O jogo pode ser acessado através das páginas da SMS (@smssalvador) no Instagram e Facebook (www.facebook.com/saudesalvador).

De acordo com Erik Abade, coordenador do Campo Temático Saúde da População LGBT da SMS, janeiro marca um momento de luta pelos direitos das travestis, das mulheres trans, dos homens trans e das pessoas não-binárias. “Entre os principais direitos dessa população está a garantia do acesso aos cuidados de saúde livre de preconceito e discriminação em razão de sua identidade de gênero”, destaca.

“Nesse sentido, a elaboração e divulgação do quiz permite que a sociedade em geral, além dos profissionais da saúde, acesse informações importantes para o acolhimento e compreensão das questões inúmeras que envolvem a população trans”, explica.

O jogo on-line oportuniza testar os conhecimentos, refletir sobre as práticas e compartilhar informações relevantes sobre a população trans. Em casos de discriminação, as pessoas podem fazer a denúncia através do Fala Salvador, ligando para o número 156; da Ouvidoria SUS, no número 136; ou pelo Disque Direitos Humanos, no número 100.

Além disso, as denúncias podem ser reportadas nos canais do Observatório Permanente de Discriminação Racial LGBT, através do telefones (71) 98622-5494 (WhatsApp) ou do site www.reparacao.salvador.ba.gov.br.