Recadastramento do Bolsa Família termina sexta-feira

A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), alerta aos 32 mil beneficiários do Programa Bolsa Família que receberam carta do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ou aviso nos extratos de pagamento do benefício para realizar o recadastramento. O prazo termina na próxima sexta-feira (13), sem possibilidade de prorrogação. Na manhã desta sexta-feira (06), filas se formaram nos postos da Joana Angélica e Baixa dos Sapateiros por conta de pessoas que deixaram para realizar o procedimento na última hora.

Pessoas que não precisavam fazer o recadastramento ou que residem em outras cidades compareceram aos postos, agravando o problema das grandes filas. O problema foi resolvido com o redirecionamento das pessoas para outras unidades. O recadastramento é obrigatório para todas as famílias que estão há dois anos sem atualizar o cadastro. Quem não fizer o procedimento no prazo terá o benefício bloqueado e não receberá o pagamento em janeiro. Quem perder esse primeiro prazo, terá ainda até o dia 14 de fevereiro para fazer o recadastramento e, assim, evitar o cancelamento do benefício por parte do MDS. Nesse período, o benefício fica bloqueado, mas não é cancelado.

A Semps contratou mais 50 profissionais para acelerar o atendimento aos beneficiários. Além disso, dobrou a capacidade de atendimento do posto do Comércio (Rua Conselheiro Saraiva, n° 43, 2° andar), passando a atender cerca de 1 mil pessoas por dia. Os beneficiários podem procurar ainda as unidades de atendimento do NAJ Baixa dos Sapateiros, Avenida Joana Angélica (Previs) e Boca do Rio (Imeja). É necessário apresentar original é copia de RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência do titular e dependentes maiores de 18 anos e RG ou certidão de nascimento e carteira de vacinação de crianças e adolescentes.