Logo Prefeitura de Salvador

Recomeçar Sempre inicia segundo ciclo de cursos profissionalizantes

A esperança era evidente nos olhos de Karine Jesus, de 41 anos, aluna de um dos cursos do segundo ciclo de capacitação do programa Recomeçar Sempre, iniciado na segunda-feira (1º), no Sesc Aquidabã.  “Estou tão feliz em participar desse curso de corte e costura. Vou agarrar essa oportunidade, aprender muito. Quero trabalhar com isso e ganhar meu dinheirinho”, declarou. 

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população carente, mais impactada em função da pandemia do coronavírus. Ao todo, estão sendo oferecidas oito qualificações profissionais, ministradas pelo Senac. 

Além do curso básico de corte e costura, também foram iniciadas, nesta segunda (1º), as aulas de aplicativos básicos de informática. “Esta é mais uma chance de aprender e me preparar para o mercado de trabalho”, disse a participante Tuane Ferreira, de 31 anos. 

Serão promovidas, ainda, capacitações em cabeleireiro assistente, manicure e pedicure, também no Senac Aquidabã. Já as aulas de produção de salgados comerciais, preparação de abará e acarajé, fabricação de pizza e bombons e trufas serão realizadas no Complexo Social de Pau da Lima. 

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, destacou o papel social da capacitação. “A qualificação profissional gera oportunidades e mudanças de vida. Para além de alimentação e acolhimento, é fundamental promover ações para que as pessoas em vulnerabilidade social possam desenvolver seus potenciais, sua autonomia”, afirmou. 

Os 103 alunos selecionados para participar dos cursos são assistidos dos serviços socioassistenciais, pessoas e famílias em situação de rua, beneficiários do Auxílio Moradia, usuários dos restaurantes populares e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos. 

Cronograma 

CursoCarga HoráriaPeríodoHorárioLocal
Básico de Corte e Costura100h1º/2 a 16/3 (seg e qui)13h às 17hSenac Aquidabã
Aplicativos Básicos de Informática50h1º/2 a 22/2 (seg e qui)13h às 17hSenac Aquidabã
Manicure e Pedicure160h8/2 a 14/4 (ter e qui)13h às 17hSenac Aquidabã
Cabeleireiro Assistente230h9/2 a 20/5 (qua e sex)13h às 17hSenac Aquidabã
Salgados Comerciais20h9/2 a 15/208h às 12hComplexo Social Pau da Lima
Preparação de Abará e Acarajé16h10/2 a 15/213h às 17hComplexo Social Pau da Lima
Pizza20h23/2 a 1°/313h às 17hComplexo Social Pau da Lima
Bombons e Trufas20h23/2 a 1°/38h às 12hComplexo Social Pau da Lima
Skip to content