Rede municipal reforça mobilização para provas da educação básica

A rede municipal de ensino de Salvador está na reta final dos preparativos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas no período de 22 de novembro a 10 de dezembro. O exame envolve os alunos do 5º e 9º anos, como também para estudantes do 2º ano de algumas escolas por amostragem definida pelo Ministério da Educação (MEC).

Com foco nessa avaliação, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, na manhã da quinta-feira (11), na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia (GRE Centro), um encontro para reforçar o processo de mobilização que as escolas já vêm fazendo e fortalecer o planejamento para a realização da prova. Estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, a gerente regional Geisa Barreto, a coordenadora pedagógica da Gerência Regional, Aline Pimentel, e os gestores das escolas, entre outros envolvidos.

“Estamos muito próximos da prova Saeb e o nosso maior desafio nesse momento é mobilizar as famílias para que os estudantes participem da avaliação. Esse encontro é uma troca de experiências tanto para o fortalecimento das práticas já implantadas nas unidades, como também para trazer novas ideias e possibilidades”, afirmou Cinthia Santos.

De acordo com Cinthia, já foram realizados três encontros em outras regionais, com a participação dos gestores de cada escola e de representantes do grupo “Educar pra Valer”, do programa “Aprender pra Valer”.  “O que a gente deseja é o engajamento de todas as unidades nesse movimento e que, de fato, a gente consiga ter uma mobilização que nos dê um resultado significativo”, disse.

O Saeb é uma avaliação desenvolvida pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa tem o intuito de mesurar a qualidade da educação no país, tanto nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Inep vai informar e agendar a data das provas diretamente com cada escola participante.

Retrato – Neste ano, em Salvador, serão mais de 300 escolas envolvidas, superando 19 mil estudantes. Conforme a coordenadora pedagógica da gerência regional, Aline Pimentel, estão sendo promovidos nas escolas aulões e simulados, além de formações para professores e profissionais que vão atuar com esses alunos.

“Estamos montando todo um planejamento para ter uma avaliação de sucesso. Essa prova vai trazer para Salvador e para as escolas o resultado do desempenho dos alunos sobre a vida escolar. É um retrato do que foi trabalhado na educação”, declarou Aline.