Reflexão sobre o futuro marca início da programação do Colabore

O Colabore, primeiro Centro de Inovação Público de Salvador, situado no Parque da Cidade (Itaigara), deu início na tarde desta terça-feira (10) às comemorações pelo seu terceiro aniversário, com o lançamento do seu novo site e regulamento de utilização do espaço. Também foram realizadas duas rodas de conversas com convidados que fazem parte do ecossistema de inovação da capital baiana. O evento contou com a participação de gestores públicos e sociedade civil.

Apresentaram o novo site (www.colabore.salvador.ba.gov.br) e regulamento local as gestoras da InPacto, Taíse Santos, e do SebraeLab, Patrícia Castro. Através do portal é possível realizar agendamentos para usar o coworking local ou para uma visita guiada, conferir a agenda de eventos previstos e ainda conhecer outras ações que estão sendo desenvolvidas no espaço.

Em seguida ocorreu a roda de conversa “A importância dos espaços de colaboração para o ecossistema de empreendedorismo e inovação em Salvador”. Os presentes refletiram sobre a temática e sobre os desafios que o Colabore enfrentará a partir de agora.

“Precisamos comemorar este espaço e tudo que aconteceu até este momento. Daqui já saíram vários projetos importantes para a cidade, mas temos que pensar em como podemos dar a nossa contribuição para que de fato o Colabore cumpra a função de ser um local onde a gente ajuda a reduzir as desigualdades da nossa cidade”, avaliou o gestor do Projeto de Educação Empreendedora no Sebrae/BA e ex-gestor do Colabore, José Soares.

Na ocasião, o líder de comunidade do Hub Salvador, Enzo Gustavo, destacou que embora o ecossistema de inovação em Salvador seja recente e ainda esteja se formando, a capital baiana é destaque neste quesito. “É a cidade que mais cresce no número de startups, mas ainda há a dificuldade de manter estes projetos vivos. Temos um caminho muito promissor, principalmente porque não estamos pensando em beneficiar apenas Salvador. Queremos atingir todo o Nordeste e colocamos a responsabilidade de beneficiar o Norte também”, detalhou.

Em seguida os presentes puderam participar da roda de conversa “Potências que Inspiram o Ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental”. O momento contou com as presenças das representantes do Minha Cesta, Roseane Moreira, da Afroimpacto, Tamila Santos, e ainda da Liga Transforma, Lourrani Baas.

Programação – No próximo dia 20 será realizada mais uma programação comemorativa no Colabore. No auditório local, das 14h às 16h, vai acontecer a roda de conversa “Inclusão, Diversidade e Equidade, na vida”. Os convidados serão a representante da Humma+, Cídia Vieira, o gestor público Walter Dantas e a educadora social Paullett Furacão. No dia 26 deste mês, ocorrerá o lançamento do Container Gamer – BDS, das 14h às 17h.

Por fim, no dia 31, a partir das 15h, acontecem as palestras “O Colabore: Retrospectiva (Alcance, impactos, eventos destaques e parcerias)”, com o subsecretário Ivan Euler (Secis); e “Advocacy para implementação dos ODS”, com Savile Alves (co-fundadora da Solos); a roda de conversa “Inovação Social, empreendedorismo e meio ambiente como mitigação para soluções de problemas complexos de Salvador”, com Flávia Paixão, Ítala Herta (Vale do Dendê e Diverssa) e André Fraga (engenheiro ambiental e vereador); fala magna de Chico Saboya (superintendente Sebrae Pernambuco e ex-presidente do Porto Digital/PE); e apresentação da banda Maori Flock.