Requalificação da orla eleva autoestima dos moradores do Subúrbio

Por 20 anos, Valter José Abreu pedalou os 3,5 km entre a sua casa e o trabalho como desenhista no escritório da Leste Brasileiro. Hoje, aos 80, vai consertar e lubrificar a sua última Monark para circular na pista entre sua casa e a praia, separadas por pouco mais de dez metros de piso compartilhado, na Orla de São Tomé de Paripe. “A cidade finalmente olhou para o Subúrbio”, diz Valter, que agora vai ter 1.200 metros de orla também para caminhar, atividade que pretende também retomar com a nova pista. São Tomé de Paripe e Tubarão recebem obras de requalificação simultaneamente para mudar a cara da orla do Subúrbio. Em São Tomé de Paripe, 70% das obras já foram concluídas, e em Tubarão foi possível alcançar 30%.

Em Tubarão, apenas o novo passeio já vai fazer grande diferença para os moradores do Lar Pérola de Cristo, instituição que abriga 128 crianças e adolescentes em situação de risco. “Agora eles vão poder ir em segurança pra escola, que fica ali em frente”, aponta Vera Guimarães, fundadora e dirigente da instituição e uma entusiasta da obra. Vera agora tem uma nova denominação mais valiosa para o lugar onde vive: “Era praia de Tubarão, agora vai ser a Orla de Tubarão”, diz, apontando para uma mudança também na relação dos moradores com o bairro. “Já aumentou a autoestima das pessoas, trouxe melhoria da qualidade de vida, nossas crianças poderão ter mais lazer”, avalia.

Concebidos pela Fundação Mário Leal Ferreira, os projetos de São Tomé e Tubarão requalificam 2.400 metros das pistas principais das praias, com novos equipamentos de lazer, nova iluminação e paisagismo. Os projetos incluem nova drenagem, substituem a antiga pavimentação, e incluem trechos de piso intertravado em pistas compartilhadas por veículos, ciclistas e pedestres, como na orla da Barra. “Este é mais um compromisso que vem sendo cumprido pelo prefeito ACM Neto, de levar a requalificação da orla de Salvador também ao subúrbio”, diz o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, que acompanha de perto o cumprimento do cronograma.

Valorização – Quem também faz planos para o lazer na nova orla e não economiza elogios ao projeto é a estudante Tifane Sandi Pita, 15 anos, aluna do Colégio Marcílio Dias. “Vai ficar uma Orla, vai ficar decente”, diz, acompanhada de um grupo de colegas. Tífane espera que as obras concluídas melhorem ainda mais a praia, para ela a melhor do Subúrbio. “Se não fosse a melhor, a presidente não viria pra cá todo ano”. Ao contrário de outras praias da cidade, São Tomé sempre esteve liberada para o banho. Já foi praia de veraneio e suas areias fazem fronteira com as da praia de Inema, separada por um muro e de uso exclusivo dos militares da Marinha, seus familiares e da presidente quando vem para Salvador.

A expectativa de um próximo Verão completamente diferente dos anos passados motiva o comerciante Magno Olivença, de 36 anos, a programar um investimento em seu restaurante em frente da praia de São Tomé. Pretende fazer uma cobertura e colocar um telão para atender aos novos clientes. “A frequência vai aumentar, é claro. Tive um certo paradeiro nestes tempos de obra mas com certeza vou recuperar”, diz otimista. Outro morador que aposta na nova denominação é o caldeireiro Cristiano Vasconcelos, que fala como se não morasse em Salvador: “Vamos ter uma orla igual a de lá da cidade, com espaço para ciclistas, para idosos e crianças e isso é novidade por aqui”.