Residência em Saúde forma novas turmas em emergência e comunidade no município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na quinta-feira (2), a formatura de novos profissionais médicos, da segunda turma do Programa Integrado de Residência em Saúde de Salvador em Medicina de Emergência (PRME) e a terceira turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

A formatura, que aconteceu no início da noite, no Cerimonial Rainha Leonor, em Nazaré, reuniu profissionais, docentes, discentes e seus familiares, além de gestores da SMS. No total, sete novos profissionais receberam as titulações promovidas pelo Programa Integrado de Residência em Saúde de Salvador. Desde 2019, 22 profissionais concluíram as formações em Medicina de Emergência e Medicina de Família e Comunidade.

Na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, salientou a importância do processo formativo para a qualificação permanente da rede, que passa a contar com profissionais com expertises no cuidado integrado vital à saúde da população. “Essa turma, formada hoje, enfrentou a pandemia, venceu desafios e está mais preparada e qualificada para nos ajudar na reorganização dos fluxos, na atenção primária nos pós-pandemia”, destacou.

De acordo ainda com a secretária, a intenção é ter cada vez mais uma rede estruturada, formando profissionais qualificados e proporcionando um campo de estudo e pesquisa, que faça a diferença na experiência acadêmica, e nas práticas profissionais.

O médico coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Augusto Vidreira, ressaltou a relevância social da qualificação proporcionada pelo Programa de Residência Médica dos profissionais, que atuarão na rede municipal. “Com esse trabalho de formação continuada, os principais beneficiados são os usuários do SUS, pois recebem um acolhimento cada vez mais humanizado e profícuo”, celebrou.