Logo Prefeitura de Salvador

Restaurante Popular de São Tomé de Paripe comemora sete anos com quase 700 mil refeições ofertadas

O Restaurante Popular de São Tomé de Paripe, equipamento da Prefeitura de Salvador, comemora nesta sexta-feira (17) sete anos de atividade com cerca de 700 mil refeições servidas para atender à população de baixa renda. O local, administrado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promove segurança alimentar e nutricional e fica localizado na Rua Santa Filomena, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF). 

Para festejar, a Sempre ofertou um cardápio especial, com direito a uma torta como sobremesa. “Um dia especial para eles [os usuários], que fazem do nosso trabalho algo muito mais significativo. E, para cada um deles, nossa meta é, além de oferecer uma alimentação saudável, balanceada, de forma a garantir segurança alimentar e nutricional, garantir também dignidade para essas pessoas, que em sua maioria vivem em situação de vulnerabilidade”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, reforçando que o restaurante se trata de um importante projeto social. 

Por dia, são servidas cerca de 500 refeições, de forma gratuita, em cada um dos Restaurantes Populares da Prefeitura (São Tomé de Paripe e Pau da Lima). Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30. A unidade de São Tomé de Paripe foi a primeira a entrar em funcionamento, inaugurada em 2016. Já o equipamento de Pau da Lima foi entregue pela Prefeitura em 2020. 

Nutricionista do Restaurante Popular, Leane Meireles da Silva explica que o local oferece refeições nutricionalmente adequadas e saudáveis. “O Restaurante Popular é de grande importância para as pessoas da comunidade de São Tomé de Paripe e região circunvizinhas que se encontram vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional, oferecendo uma refeição nutricionalmente adequada e saudável, respeitando sempre os hábitos da população”, salientou. 

Moradora de São Tomé de Paripe, Valquíria Santa Isabel destacou a importância do restaurante. “Desde quando inaugurou esse restaurante, só tenho a agradecer. Nossa população precisa e merece. O nosso dinheiro é muito pouquinho e com a alimentação daqui Deus acrescenta e dá tudo certo”, afirmou.

Skip to content