Restaurantes Populares entram na tradição do caruru nesta terça (28)

Em comemoração ao mês dos santos gêmeos Cosme e Damião, os Restaurantes Populares administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) serviram, nesta terça-feira (28), um caruru para celebrar a data. Além de Pau da Lima, a unidade de São Tomé de Paripe começou cedo o trabalho na cozinha. Antes das 8h, a quiabada já estava no fogo, assim como o xinxim de frango e o feijão fradinho.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Wilson Santana Neto, o caruru foi escolhido para hoje por ser um prato servido sempre em datas festivas, e a comida com dendê já faz parte da vida do soteropolitano. “Neste mês de setembro, sabendo da importância cultural do caruru, ofertamos aos assistidos este prato pela primeira vez, desde o retorno após a pandemia”, disse Neto.

Somente no almoço de hoje, 425 pratos foram servidos no espaço, que comporta 71 pessoas na área externa e 29 na área interna por vez. O local prossegue funcionando com os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

Alimentação saudável e afetiva – A nutricionista Raquel Cabral está à frente dos restaurantes desde 2019 e afirma que o cardápio foi pensado em cima da tradição. Sendo assim, para o almoço, não faltaram itens essenciais como o quiabo, que é o ingrediente principal; feijão fradinho, rico em proteína e fibra; e o xinxim de frango – uma carne branca mais saudável – como a opção de proteína.

“Como são pessoas vulneráveis, a gente sempre oferece pratos afetivos, porque é uma oportunidade que eles têm de comer, e o caruru é um prato que todo mundo gosta e típico da Bahia”, disse Raquel.

Números – Em média, 20 mil refeições são servidas por mês – cerca de 450 em cada unidade – nos dois restaurantes populares da Prefeitura. A reabertura dos salões nos espaços ocorreu no mês de maio, após funcionamento com entrega de quentinhas desde que foi fechado em razão da pandemia, em março de 2020.