Restaurantes populares voltam a oferecer refeições no ambiente interno

Os restaurantes populares Cuidar, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) em Pau da Lima e São Tomé de Paripe, voltaram a servir as refeições para o público nos salões internos dos estabelecimentos, nesta quinta-feira (13). Por conta do agravamento da pandemia da Covid-19, desde fevereiro, as unidades funcionavam apenas para entrega das quentinhas, na parte externa.

Seguindo os protocolos de vigilância sanitária para evitar o contágio do coronavírus, as unidades adotaram uma série de medidas preventivas para retomada. “Estamos seguindo todo cuidado de higienização, com separação das mesas e cadeiras, aferição de temperatura e distanciamento adequado”, ressaltou o titular da Sempre, Kiki Bispo.

São permitidas quatro pessoas por mesa com divisórias, para evitar que tenham contato no momento que tiram a máscara. Além disso, a unidade está devidamente sinalizada, com marcações. “Temos uma norma protocolar firmada para que os assistidos possam adentrar nosso equipamento social e nós possamos, de forma muito mais carinhosa, atender as demandas do ponto de vista social”, declarou o secretário.

Papel social – Bispo ainda considera que os restaurantes populares cumprem um papel que vai além do fornecimento das refeições. “A grande finalidade do restaurante, além de oferecer alimentação, é também ouvir as pessoas, dando um tratamento humanizado e direcionando-as para os nossos cursos profissionalizantes ou para os auxílios e benefícios sociais. Então, esse contato, além de aumentar a proximidade deles com nossa equipe de abordagem social, amplia o acolhimento”, destacou o titular da Sempre.

Os restaurantes populares servem 1 mil refeições gratuitamente, de segunda a sexta-feira. O preparo da comida é criterioso. “O alimento é feito a cada dia de forma diferenciada. Nós seguimos um cardápio nutricional, com vários tipos de proteínas, saladas, arroz, feijão. É um prato saboroso, um a cada dia, para que nossos assistidos possam se alimentar de uma forma prazerosa”, afirmou o responsável pelo Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira.

Acolhimento – Bernadete de Jesus, de 48 anos, ressaltou a felicidade de poder voltar a fazer as refeições na área interna do restaurante popular. “Venho aqui sempre e estou feliz por poder almoçar no salão novamente. Me sinto acolhida. Gosto muito da comida e estou me sentindo segura no local. Vi que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, tem álcool, eles organizam a fila e a gente senta separado”, afirmou.

Há dois anos frequentando a unidade de Pau da Lima, a assistida Eliene Oliveira, de 46 anos, destacou a estrutura do local e acolhimento recebido. “Aqui tem conforto, cadeira para sentar, e é tudo muito limpo. O atendimento é ótimo e a comida muito saborosa”, disse.